Estudantes de Joinville projetam e constroem carro de fórmula 1

Os estudantes do programa Trilhas da Educação projetaram e construíram, em impressão 3D, uma réplica da Ferrari que o corredor Lewis Hamilton deverá usar nas competições de Fórmula 1 no próximo ano. O carro tem 50 cm de comprimento.

O desafio foi proposto pelo professor Joselito de Jesus, do Senai, que administra as aulas. O programa da Secretaria de Educação de Joinville, realizado em parceria com SESI e SENAI, tem a participação de alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental que estudam em escolas da Rede Municipal de Ensino.

A realização de todas as etapas do projeto contou com a participação de três turmas de 25 estudantes durante um mês de aula, que acontece no contraturno. Eles projetaram, imprimiram as peças e adesivos, pintaram e montaram o carro. O próximo desafio de aprendizagem será a construção de carro semelhante, porém com um metro de comprimento.

O Trilhas da Educação oferece trilhas de aprendizagem com objetivo de contribuir com o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Na parceria com o SESI e SENAI são realizadas atividades envolvendo tecnologia, robótica, matemática, ciências, inglês, empreendedorismo e outros temas.

As atividades ocorrem na Unidade Sul do SENAI para estudantes do 6º e 7º anos, e na Unidade Norte, para 8º e 9º anos. Elas são realizadas no período da tarde, das 13h45 às 17h05.