SENAI apresenta novas estruturas à comunidade industrial de Joinville

Entidade da FIESC investiu R$ 12 milhões para equipar o Habitat de Manufatura Avançada, no Instituto SENAI de Inovação, e modernizar laboratórios da área da metalurgia e fundição, instalados no SENAI Norte; nesta sexta-feira, a Federação entrega também a Escola SESI de Referência junto ao Moinho Joinville

Joinville, 25.4.2024 - Líderes industriais acompanharam nesta quinta-feira, dia 25, a apresentação das novas estruturas do SENAI em Joinville. A entidade investiu R$ 12 milhões para equipar o Habitat de Manufatura Avançada, no Instituto SENAI de Inovação, e modernizar laboratórios da área da metalurgia e fundição, instalados no SENAI Norte.

🔹 Confira a cobertura fotográfica.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, conduziu as visitas às unidades e frisou que a relevância da indústria metalmecânica em Joinville, que é um polo nacional, desafia o SENAI a atualizar tecnologias e seguir qualificando técnicos para o setor. “Agora, as áreas de metalurgia e fundição passam a contar com quatro laboratórios complementares. Também firmamos parceria com o software Magma, que traz uma tecnologia alemã que permite simular o processo de fundição”, destacou Aguiar.

Estudantes de diversos cursos da aprendizagem industrial, técnicos e de graduação usam os laboratórios. “São programas como estes executados pelo SENAI que transformam a vida dos jovens e apoiam a indústria”, comentou o diretor do SENAI Nacional, Gustavo Leal, ao visitar as novas estruturas com aulas em curso. “Isto aqui é a essência do SENAI”, completou.

Atualmente o SENAI tem turmas nos cursos técnicos de metalurgia e fundição e mais de 2,2 mil alunos na jornada de formação técnica.

Habitat de Inovação

Também nesta quinta-feira (25), o SENAI apresentou o Habitat de Manufatura Avançada, que conta com cinco empresas residentes: Schulz, Strokmatic, GreyLogix, 4C Innovation (startup) e a Associação Brasileira de Fundição (ABIFA).

Patrick Pacheco, CEO da Strokmatic, afirmou que o ecossistema fomentado pela entidade é fundamental para o setor. “Ele trouxe benefícios como a ligação com pesquisadores do SENAI, com alunos, que hoje inclusive trabalham com a gente, o acesso a laboratórios e o espaço aberto à inovação”, destacou. Entre as inovações que vêm sendo criadas pela empresa está uma solução na área de inspeção de solda para a General Motors, com o apoio do SENAI, que vem sendo aplicada em plantas dos Estados Unidos.

Para o coordenador técnico da Schulz Tech, Fabio Obaid, a decisão da companhia de se tornar residente do habitat proporcionou acesso à inovação, à vivência da tecnologia e também a talentos para atuar nos projetos. “Além de estarmos fisicamente aqui, priorizamos a contratação de profissionais formados pelo SENAI por já ter essa bagagem de inovação. É um celeiro de talentos, um ambiente propício para se criar tecnologia”, afirmou.

O diretor do SENAI Nacional lembrou que a aproximação com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha, foi vital para viabilizar a implantação da rede de Institutos SENAI no Brasil, que está ocupando um espaço relevante quando se trata de tecnologia e inovação. “A curva de crescimento dos projetos conduzidos em nossa rede cresce de forma sustentável. Isso está nos trazendo muita confiança no futuro desta rede. Estamos trabalhando de forma articulada e cooperativa e o SENAI de Santa Catarina tem sido muito instigante”, destacou Leal, acrescentando ainda que “estamos preparados para apoiar a indústria brasileira em todo os setores”.

Projetos dos Institutos com a participação de universidades e centros de ensino tecnológico e de pesquisas, além de um amplo universo de startups, incubadoras e aceleradoras, são conduzidos dentro do Habitat de Manufatura Avançada. “Ele foi projetado para ser um ambiente de inovação dinâmico que conecta diversas entidades, para fomentar a criação de soluções inovadoras em colaboração com o UniSENAI, e promove a cultura de inovação, ao integrar a infraestrutura de manufatura e processamento a laser mais avançada da América Latina”, explica o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira.

Escola SESI e Referência

Na sexta-feira, dia 26, a FIESC entrega a Escola SESI de Referência em Joinville, a maior do Brasil, com 25 mil metros quadrados. A estrutura está em funcionamento desde fevereiro deste ano, atende 2 mil estudantes (com previsão de chegar a 5 mil) da educação básica - do ensino fundamental ao médio - além de oferecer atividades no contraturno escolar.

Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC