Em Joinville, SENAI investe R$ 12 milhões em educação e inovação

Estruturas serão apresentadas à comunidade industrial nesta quinta-feira, dia 25, às vésperas da entrega da Escola SESI de Referência junto ao Moinho Joinville

Florianópolis, 25.4.2024 - O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, apresenta à comunidade industrial nesta quinta-feira, dia 25, novas estruturas do SENAI em Joinville. Foram investidos mais de R$ 12 milhões para equipar o Habitat de Manufatura Avançada, no Instituto SENAI de Inovação (Rua Arno Waldemar Döhler, 308), e modernizar laboratórios da área da metalurgia e fundição, instalados no SENAI Norte (Rua Arno Waldemar Döhler, 957).

Aguiar destaca que a formação de profissionais para a indústria de Joinville e região é um compromisso do SENAI com o setor, que demanda atualizações tecnológicas constantes. “Estamos conectados às principais tendências setoriais e modernizamos frequentemente os nossos laboratórios para que possamos entregar profissionais atualizados e preparados para essa indústria cada vez mais moderna e inovadora”, afirma.

Projetos dos Institutos com a participação de universidades e centros de ensino tecnológico e de pesquisas, além de um amplo universo de startups, incubadoras e aceleradoras, são conduzidos dentro do Habitat de Manufatura Avançada. “Ele foi projetado para ser um ambiente de inovação dinâmico que conecta diversas entidades, para fomentar a criação de soluções inovadoras em colaboração com o UniSENAI, e promove a cultura de inovação, ao integrar a infraestrutura de manufatura e processamento a laser mais avançada da América Latina”, explica o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira.

Laboratórios modernos

Já a unidade Norte do SENAI atende estudantes de outros cursos técnicos, de aprendizagem industrial e de graduação oferecidos pela instituição, que completa 80 anos de operação em Joinville em 2024. “O SENAI é o principal parceiro da indústria na região e responsável por qualificar boa parte dos profissionais que atuam no setor. Além disso, o índice de empregabilidade de quem se forma com a gente é muito alto - nove em cada dez técnicos industriais formados pela nossa entidade estão empregados”, lembra Pereira.

Com a aquisição dos equipamentos pelo SENAI, a estrutura passou a contar com quatro laboratórios complementares. O laboratório de metalografia permite aos estudantes realizar estudo das propriedades e da estrutura dos metais e das suas ligas, com a aplicação do microscópio óptico. Também foram ampliados o laboratório de ensaios de mecânica e de areia de fundição e o laboratório de manufatura avançada, que passou a contar com um software Magma, com 16 licenças, que permite a simulação do processo de fundição, graças à parceria com a empresa alemã detentora da tecnologia de simulação.

A FIESC também ampliou a área de manufatura do SENAI, aliando conceitos da indústria 4.0 aos centros de usinagem com 5 eixos, centros de torneamento e equipamentos de eletroerosão de última geração.

Atualmente o SENAI tem quatro turmas de estudantes nos cursos técnicos de Metalurgia e Fundição e mais de 2,2 mil alunos na jornada de formação técnica.

Escola SESI de Referência

Na sexta-feira, dia 26, a FIESC entrega a Escola SESI de Referência em Joinville, a maior do Brasil, com 25 mil metros quadrados. A estrutura está em funcionamento desde fevereiro deste ano, atende 2 mil estudantes (com previsão de chegar a 5 mil) da educação básica - do ensino fundamental ao médio - além de oferecer atividades no contraturno escolar.

Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC