Confiança dos industriais na economia cai seis pontos em um ano

Apesar de leve alta sobre dezembro, índice apurado pela FIESC mostra empresários pessimistas com o cenário e as perspectivas econômicas

Florianópolis, 19.01.2016 – O índice que mede a confiança dos industriais catarinenses com a economia registrou em janeiro 37 pontos, uma queda de 6,1 pontos sobre os 43,1 pontos de janeiro do ano passado. A avaliação sobre o momento atual (30,7 pontos) é inferior à da perspectiva futura (40,2 pontos). O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (19) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

O
 cálculo do indicador é feito através da opinião dos empresários sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses.   O Índice varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 pontos indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia.

A confiança do empresário é um indicador importante porque antecipa tendências de investimentos. Empresários pessimistas com o desempenho atual e futuro das empresas e da economia reduzem ou suspendem os investimentos. Sem investimentos, a produção e o emprego não crescem, agravando as dificuldades da economia.

O resultado de janeiro (37 pontos) é ligeiramente superior ao apurado em dezembro, quando o índice final era de 36,3 pontos. Também ficou um pouco acima do indicador nacional de janeiro, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 36,5 pontos. O valor, no entanto, segue abaixo da média histórica para o Estado desde 1999, de 53,9 pontos.

A pesquisa da FIESC mostra ainda que os empresários da indústria da construção têm índice de confiança de 35,2 pontos, contra os 37,2 pontos dos da indústria de transformação.

O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 13 de janeiro. Participaram 193 indústrias de Santa Catarina, dos segmentos de transformação e construção civil.

Faça o download do Índice de Confiança do Industrial Catarinense.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC