Sobre o Programa Travessia SCSobre o Programa Travessia SC

Sobre o Programa

 

A economia, os países, empresas, organizações e famílias passarão nos próximos anos por um processo complexo e difícil de mudanças, restrições e desafios.

A pandemia da Covid-19 será seguida por um período turbulento, em que fatores econômicos, sociais, políticos e ambientais serão testados no seu limite.

As consequências são imprevisíveis, mas certamente impactantes. Além das tempestades e turbulências externas, as organizações, estados e países terão que enfrentar problemas internos.

Essa travessia exige coragem, habilidade e muito trabalho em equipe em toda a sociedade.

Mas também representa oportunidades. Assim, surge o Programa Travessia, que traz uma proposta para nosso estado:

Programa Travessia Bússola

O Programa Travessia e uma iniciativa liderada pelas forças empreendedoras e empresariais do Estado de Santa Catarina. Tem o sentido de mobilizar toda a sociedade na recuperação/reinvenção da economia, da qualidade de vida, das condições institucionais, políticas e organizacionais, todas fortemente afetadas pela pandemia.

O desempenho de países e regiões com extensão territorial, população e cultura similares a Santa Catarina inspiram essa proposta: Singapore, South Korea, Switzerland, Alemanha (Baviera), Austrália (Victoria), Austria, Netherlands, New Zealand, Norway, Ireland, Israel e Italy (Toscana).

Dimensões de
Desenvolvimento

 
Dimensão Economica
Econômica

O desenvolvimento, particularmente, o econômico depende da atividade empreendedora. Cada dimensão está associada ao propósito de implementar um conjunto de ações visando tornar Santa Catarina uma referência Mundial em desenvolvimento econômico, no que se refere a:

  • Crescimento do PIB;

  • PIB per capita;

  • Renda per capita;

  • Rentabilidade das empresas;

  • Exportações;

  • Taxa de valor agregado dos produtos;

  • Grau de excelência das empresas e produtos;

  • Reconhecimento da marca mundial da economia catarinense;

  • Taxa de crescimento das empresas;

  • Graus de competitividade do Estado e das empresas.

Dimensão Social
Social

O desenvolvimento social é a medida de progresso e civilização de uma região e precisa ser perseguido constantemente como forma de atender as necessidades das pessoas. O propósito do estado e da sociedade é preservar e permitir a evolução permanente, segura do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas. Nesta dimensão, o Programa Travessia terá foco principal nas áreas de:

  • Saúde;

  • Educação;

  • Segurança;

  • Resistência e resiliência a pandemias e riscos biológicos e sanitários;

  • Qualidade da infraestrutura;

  • Qualidade da gestão do estado;

  • Grau de participação e consciência do povo no processo decisório, na construção da democracia e nível de participação das entidades da sociedade nas decisões do estado.

Dimensão Ambiental
Ambiental

Necessidade de sobrevivência do ser humano na terra e o fator de competitividade inquestionável das empresas para atuação em mercados cada vez mais conscientes e exigentes em relação ao cumprimento de metas. O objetivo é ser referência em termos de:

  • Emissão de carbono;

  • Preservação das reservas naturais de água;

  • Vegetação e outros;

  • Praticas desenvolvimento sustentável;

  • Adoção de tecnologias de sustentabilidade nas empresas;

  • Desenvolvimento de setores de ponta na produção de soluções e Tecnologias voltadas para sustentabilidade no mundo;

  • Aplicação de sistemas;

  • Tecnologias e práticas sustentáveis em cidades e no próprio estado especialmente na área de saúde segurança e educação.

Dimensão Cultural
Cultural

Tem por objetivo contemplar os demais aspectos relevantes para o ser humano e para as comunidades do planeta. Trata-se da preservação do conhecimento e do desenvolvimento e geração de novos conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos, locais, folclóricos e de sabedoria popular, que refletem a evolução do ser humano. Um conjunto de variáveis-chave para assegurar o desenvolvimento e o progresso cultural almejado pelas metas de sustentabilidade da ONU também fundamentam a proposta de visão de futuro do Programa Travessia:

  • Evolução da educação;

  • Preservação de sítios históricos;

  • Registro do conhecimento das pessoas;

  • Valorização das artes nas suas diversas dimensões;

  • Investimento em pesquisa;

  • Educação e ciência e tecnologia.

Caminhos

 

Nesse momento as mudanças tendem a acelerar os processos, as decisões tendem a ser mais rápidas, as escolhas precisam ser mais ágeis e o grande desafio está entre fazer as escolhas certas, as mudanças corretas e tomar as decisões rápidas. Dentre os diversos processos, posturas e comportamentos necessários neste em situações como esta, destacam-se:

Reinvenção

Capacidade de pensar algo completamente novo, aproveitando ideias, conhecimentos e experiências do passado e inspirações no futuro e gerando novos contextos.

Reorganização

Recursos humanos, infraestrutura, capital e processos devem ser readequados à nova realidade para permitir que o novo seja implementado.

Reestruturação

Sociedade, economia como um todo e empresas precisam rever suas estruturas, seus modelos mentais e operacionais, buscando soluções mais eficientes e efetivas.

Regeneração

Empresas precisam renascer, regenerando conceitos, modelos de negócio, formas de interação com o mercado, de desenvolvimento e de entrega de produtos e resultados.

Reformulação

Fórmulas antigas não valem mais após transições duras e traumáticas; formular e formatar novas realidades será fundamental nesse novo momento.

Reimaginação

Novos conceitos e novos cenários. Projetar o futuro para criar possibilidades e oportunidades factíveis.

Recuperação

Identificar os setores, facetas da sociedade, segmentos da economia que tiveram impacto forte com a crise e precisam retomar patamares anteriores, de modo a gerar uma capacidade de reação mais rápida.

Reposicionamento

Especialmente no âmbito empresarial, momentos de transição, tais como os gerados pela crise da pandemia, exigem reposicionamento fortes de mercado, de produtos, de competências e de modelo de negócios.

Reengenharia

É fundamental reestruturar completamente processos, produtos, conceitos de negócio, tanto no aspecto das empresas, quanto na sociedade e no governo, de modo a buscar novos patamares de performance e capacidade de gerar resultados.

Reindustrialização

Particularmente no caso da pandemia causada pelo novo coronavírus, ficou muito evidente a importância das indústrias como instrumento de transformação, em especial de produtos fundamentais para a saúde e soberania de países. Isso deve provocar um movimento de fortalecimento e valorização da soberania industrial e tecnológica que o pais deve assegurar e manter.

Reconstrução

Regiões, cidades, países estarão fortemente abalados, exigindo a reconstrução não só dos aspectos físicos, da sociedade e da economia, mas também de aspectos relacionados a pessoas, comportamentos, relacionamentos, conhecimento e tecnologia.

Governança

 

O Programa Travessia é, essencialmente, uma iniciativa coletiva que nasce a partir das entidades empresariais, especialmente as articuladas pela FIESC. Como uma iniciativa coletiva, o programa está aberto à entrada de parceiros de forma ampla e irrestrita, contanto que haja uma sinergia de valores e princípios e uma crença de que a visão de futuro proposta pode e deve ser concretizada. As entidades que aderirem ao programa devem submeter projetos que serão analisados e incorporados ao programa.

O Comitê de Governança é formado pelas entidades que compõem o Conselho das Federações Empresariais (Cofem) – as Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC. Outras organizações que poderão se incorporar ao Programa e integrar o Comitê de Governança.

O cronograma e orçamento do Programa Travessia são flexíveis e dependem, basicamente, dos grandes subprogramas, projetos e planos de ação.

A Metáfora da
Rosa dos Ventos

 

O Programa Travessia usa a metáfora da Rosa dos Ventos (muito utilizada na navegação) para sua estruturação.

O PONTO CENTRAL é reservado ao OBJETIVO ESTRATEGICO:

SC como referência mundial em desenvolvimento sustentável em 2030.

Bussola Conceitos

Os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) representam as estratégias principais:

  • Reinvenção da economia

  • Infra inteligente

  • Capital para empreender

  • Ambiente favorável

Os pontos colaterais e subcolaterais representam as dimensões de desenvolvimento e estratégias de apoio (verticais e transversais), que, em nível intermediário, facilitam a implantação dos objetivos estratégicos. Cada estratégia de apoio se desdobra em projetos de curto, médio e longo prazo.