Objetivos Estratégicos
Reinvenção da
Economia
Empresas Competitivas & Inovadoras
Desenvolvimento da atividade empresarial e empreendedora, buscando gerar o máximo de resultado.
Estratégias Finalísticas
Verticais
Setores portadores
de futuro
Foco em segmentos com alto potencial de crescimento e relevância estratégica.
Reindustrialização &
posicionamento global
Fortalecimento do papel da indústria e orientação para mercados globais em setores e aplicações de alto potencial.
Empresa 4.0
Adoção e aplicação dos princípios e soluções 4.0 nas indústrias e desenvolvimento produtos para fornecimento global.
Empresas Pró-ODS
Adoção e aplicação dos princípios e soluções ODS nas indústrias e desenvolvimento produtos para fornecimento global.
Planos e projetos
(Exemplos - a serem discutidos e consolidados pelos diversos atores de SC)
-
Programa SC Competitiva – Polos de Competitividade Regional/Setorial em Setores de Ponta nas Regiões Polo do Estado.
-
Projeto RETOMA SC – Sebrae - Plano de ação de penetração em mercados estratégicos com soluções de alta qualidade e competitividade para MPEs.
-
Plano de Desenvolvimento dos Clusters de: Saúde, TIC, Energia, Economia Criativa, Foodtech, MKT.
-
Plano de Formação maciça e profissionais especializados em quantidade e qualidade; Programa de Internacionalização em parceria com empresas estratégicas do Estado em países de alta relevância.
-
Plano e Transformação Digital das empresas de Santa Catarina - Projeto SC 100% Comercio Digital.
-
Programa de formação de técnicos em setores estratégicos para SC e graduados especializados em empresa 4.0.
-
Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integrando Empresas e ICTIs.
-
Programa contemplando as empresas líderes dos principais setores industriais empresariais voltado para o posicionamento global de Santa Catarina como líder.
-
Atração de investimentos e distribuição da atividade produtiva, visando a redução de desigualdades no estado.
-
Projeto de Fortalecimento/Reposicionamento dos setores: metalmecânico, automotivo, naval, construção civil, têxtil & confecção, madeira & móveis e plásticos.
-
Plano Estratégico de posicionamento de Santa Catarina no Mercado Global a partir de suas vocações e competências regionais/setoriais.
Estratégias Finalísticas
Transversais
Educação para
o mercado
Educação plena em todos os níveis e temáticas voltados para as novas tendências e necessidades do mercado.
Ciência, tecnologia
& Inovação
Investimento e aplicação dos resultados dos projetos de P&D visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e competitivas.
Qualidade & produtividades e conformidade
Fortalecimento e consolidação de sistemas que assegurem a Q&P de produtos e processos.
Internacionalização
Preparação, investimento e atuação intensa e ampla no mercado internacional visando liderança em segmentos alvo.
Planos e projetos
(Exemplos - a serem discutidos e consolidados pelos diversos atores de SC)
-
Programas STEAM - Programa maciço de formação em inglês.
-
Programa de formação maciça de ensino médio em desenvolvimento software e algoritmos de computação.
-
Programas de ampliação da formação de pessoal técnico especializado em segmentos portadores de futuro.
-
Criação de escolas de excelência de negócios.
-
Reformulação do sistema de C&T&I Nacional.
-
Criação de fundos e programas especialmente direcionados aos grupos de excelência em ciência, tecnologia e inovação.
-
Atração e parceria com grupos nacionais e internacionais de ponta nas áreas estratégicas.
-
Apoio e estreitamento da relação com programas nacionais e internacionais de fomento.
-
Programas para reformulação, replanejamento, estruturação do parque fabril.
-
Benchmarking constante entre as indústrias do setor.
-
Criação de programas e sistemáticas de benchmarking e avaliação constante na forma de certificações ou prêmios.
-
Fomentar programas que financiem e facilitem juridicamente e tributariamente a atuação internacional.