Whirpool e Nidec, indústrias de SC, lideram a inovação no Sul do Brasil

Santa Catarina teve 14 empresas entre as 50 mais inovadoras da região e praticamente todas mantém ou mantiveram parceria com o SENAI/SC nos campos de desenvolvimento de inovação ou programas educacionais.

Florianópolis, 17.07.2023 - Whirpool e Nidec Global Appliance Brasil, ambas de Joinville, são as líderes de inovação no Sul do Brasil, de acordo com ranking da Revista Amanhã e da IXL-Center (EUA). Na sexta (14), em Porto Alegre-RS, as duas empresas receberam a premiação da 19ª edição de Campeãs da Inovação.

Entre as 25 empresas mais inovadoras estão as também catarinenses Irani (de Vargem Bonita, 13ª colocada); BRF (Itajaí, 14ª), Hospital Dona Helena (Joinville, 19ª) e Rôgga Construtora (Joinville, 20ª). Além delas, a Abirush (Criciúma), Ahgora HCM (Florianópolis), Buschle & Lepper (Joinville), Cia. Industrial H. Carlos Schneider (Joinville), Coopercarga (Concórdia), Intelbras (São José), IPM Sistemas (Florianópolis) e Multilog Brasil (Itajaí) integram a lista das 50 com a melhor classificação.

“Praticamente todas essas empresas mantêm ou mantiveram parceria com o SENAI/SC no âmbito do desenvolvimento de inovação ou de programas educacionais, que têm, igualmente, ênfase na capacitação dos profissionais para solução de problemas”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “A educação é base para inovação”, salienta.

O caso da Whirlpool, multinacional de eletrodomésticos responsável no Brasil por marcas como Brastemp e Consul, é emblemático. Há dois anos, a  empresa lançou uma plataforma digital que, além de integrar e monitorar sua cadeia logística em todos os estados brasileiros, utiliza inteligência artificial para melhorar a experiência dos consumidores em relação a entrega e devolução de produtos.

A estratégia para o desenvolvimento da plataforma foi de inovação aberta, com a participação de parceiros externos e com competências complementares. Diversos atores foram mobilizados, por meio de uma chamada de Empreendedorismo Industrial, realizada em cooperação com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados. Diversas startups participaram da iniciativa e a proposta selecionada foi da Equilibrium, que é especializada em logística. A estratégia possibilitou uma solução robusta em seis meses de trabalho de uma equipe interdisciplinar.