Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

UniSENAI mira cooperação internacional para formações de engenharia, moda, alimentos e biotecnologia

Em missão técnica aos Estados Unidos e ao Canadá, entidade encaminhou memorandos de cooperação com instituições de ensino superior


Florianópolis, 17.07.2023 - O UniSENAI, rede de ensino superior do SENAI, concluiu no dia 13 missão técnica e acadêmica aos Estados Unidos e Canadá. Em continuidade ao Programa ELAP (The Emerging Leaders in the Americas Program), o UniSENAI deve assinar memorado de entendimentos com o Canadá para colaborações acadêmicas nas áreas de engenharia, moda, alimentos e biotecnologia. 

A pró-reitora de ensino e extensão do UniSENAI, Bárbara Perez, explica que a missão faz parte da estratégia de internacionalização do centro universitário. “É uma forma de fortalecer a visão do SENAI como ecossistema de educação, tecnologia e inovação para a indústria. Foi explícito o grande potencial de nossos produtos e serviços, despertando interesse das instituições visitadas. Reciprocidade, colaboração mútuas e ações que agreguem valor para promover a competitividade da indústria catarinense são o grande propósito e desafio nas próximas etapas”, afirma.

Bárbara visitou seis instituições e, nas interações com autoridades universitárias, foram apresentados programas, linhas de interesses de pesquisa e inovação dos dois países. Foram identificadas oportunidades de cooperação e intercâmbio, que serão elencadas em memorando de entendimento a ser assinado entre as instituições. 

Pela primeira vez, as universidades Florida Tech University, American Global Tech University e Olympic College, foram visitadas nos Estados Unidos pelo UniSENAI. No Canadá, Bárbara visitou a Kwantlen Polytechnic University (KPU), University of Ghelph e Mohawk College, em continuidade ao Programa ELAP (The Emerging Leaders in the Americas Program). Ações para ampliar conexões com Polytechnique Montréal e University of Toronto, especialmente com os Institutos SENAI, estão em pauta nas agendas que serão retomadas em setembro, na abertura do ano letivo na América do Norte.

Além de conhecer os espaços físicos para laboratórios, portfólio de cursos,  os centros de serviços a estudantes nacionais e internacionais, discutiu-se propostas para programas de aprendizagem do idioma inglês para todas as modalidades de ensino no SENAI, colaboração acadêmica em cursos compartilhados e com dupla titulação, e possibilidade de abertura de escolas de verão temáticas aliadas a visitas técnicas e programas de imersão na indústria catarinense. 

Intercâmbio de acadêmicos e docentes

A missão beneficiará o UniSENAI, a rede de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia e resultará em projeções para todas as modalidades de ensino. Em setembro de 2023, o UniSENAI receberá estudantes norte-americanos da Olympic College, parceira no projeto conjunto da Unoesc para reabilitar pacientes com lesão na coluna espinhal. Professores e alunos do campus Chapecó também visitarão Bremerton, EUA.

Autoridades da Florida Tech University e do Centro de Manufatura Avançada e Design Inovador (CAMID, na sigla em inglês) devem visitar o SENAI ainda este ano com propostas de interesse mútuo em temas como manufatura aditiva, fabricação de eletrônicos, negócios, ciência, entre outros, com especial interesse nos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação.

 
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.