‘Tubarão É Mais Tec’ vai formar jovens e adultos para o setor de TI

O lançamento do programa, que é uma parceria entre a prefeitura de Tubarão, o SENAI e o AmurelTec ocorre, na próxima terça-feira (13) e vai beneficiar 4 mil pessoas com formação gratuita para a área de tecnologia da informação

Serviço:
Lançamento Tubarão É Mais Tec

Terça-feira, dia 13, às 19 horas
No SENAI Tubarão, Av. Marcolino Martins Cabral, 184, Centro
🔹 Confirme sua presença clicando AQUI.

Florianópolis, 09.06.2023 - A partir da próxima terça-feira (13), a prefeitura de Tubarão, o SENAI e o Núcleo de Tecnologia da Associação Empresarial de Tubarão, o AmurelTec, passam a oferecer o programa Tubarão É Mais Tec. Em linha com outros programas que fomentam a inovação no município, a iniciativa vai formar gratuitamente 4 mil pessoas para atuar na área de tecnologia da informação, uma das que mais demandam profissionais qualificados em Santa Catarina. O Tubarão Mais Tec tem apoio ainda do Investe Tubarão, CEDUP, SENAC e do Instituto Federal de Santa Catarina.

🔹 Interessado em participar dos cursos? Inscreva-se.

O prefeito interino, Gelson Bento afirma que “o município de Tubarão já é considerado um grande polo tecnológico e o programa será mais um importante suporte para que alunos da rede pública e pessoas de baixa renda possam aproveitar avanços tecnológicos, bem como se preparar para as inúmeras oportunidades de atuação no mercado da tecnologia da informação, que é uma área em franco desenvolvimento também em nossa cidade”. Bento lembra ainda que a iniciativa se soma aos demais esforços que o município de Tubarão já vem colocando em prática por meio do programa Tubarão É Mais, que visa desenvolver diversas áreas, fomentando a economia local.

A formação para o mercado de tecnologia é um dos focos de atuação do SENAI, explica o diretor-regional da entidade, Fabrizio Machado Pereira. “Temos oferecido uma série de cursos para qualificar profissionais neste setor, onde a empregabilidade é praticamente garantida. O mapeamento mais recente mostra que precisamos formar 159 mil profissionais por ano até 2025 para atender à demanda em Santa Catarina”, reforça o diretor. Os cursos oferecidos por meio do programa com a prefeitura foram desenvolvidos pela escola digital do SENAI, o Lab 365.

Região de Tubarão já é destaque em tecnologia

Gean Carlo de Bom da Silva, presidente da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), afirma que "através do Núcleo de Tecnologia, a associação tem contribuído para fortalecer o setor que é uma vocação da cidade para toda a região. Por isso, parcerias como esta com a FIESC, na viabilização de um projeto que faz inclusão através de capacitação da comunidade, é de grande importância e tem o reconhecimento da Associação".

Eder Cachoeira, coordenador do AmurelTec, afirma que o programa é uma oportunidade ímpar para os jovens e adultos que desejam ingressar na área tecnológica e construir uma carreira promissora. “A democratização da tecnologia é um dos pilares desse programa, que tem como objetivo garantir que todos, independentemente da idade ou formação, tenham a oportunidade de se qualificar e se tornarem atores nesse cenário de constante evolução tecnológica”, salienta.

O projeto oferece cursos de introdução à tecnologia de acordo com o nível de conhecimento do participante e direcionamento para trilhas de aprendizagem com aulas ao vivo, exercícios práticos e diversos desafios. Todos os detalhes de como vai funcionar o Tubarão Mais Tec serão apresentados no dia 27 de junho, no evento Tech Day que ocorre na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva a partir das 13h30.

A prefeitura de Florianópolis foi pioneira na oferta deste programa, em 2022. A capital está capacitando gratuitamente mais de 2,2 mil catarinenses em formações voltadas para o setor de tecnologia.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC