Florianópolis, 04.03.2024 - A New Fortress Energy anuncia o início das operações de seu terminal de GNL Terminal Gás Sul (“TGS”), localizado na Baía da Babitonga, litoral Norte de Santa Catarina.
O TGS é um terminal offshore de importação de GNL de navios com capacidade de aproximadamente 6 MTPA (300 TBtu) e envio máximo de 500 mmscf/dia. Por meio de um gasoduto de 33 quilômetros de extensão, a estrutura se conecta ao gasoduto terrestre existente da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (“TBG”), injetando mais gás no sistema que abastece a demanda brasileira.
“Isso representa um marco para Santa Catarina, pois amplia o suprimento de gás natural no estado e a possibilidade de levar o insumo para regiões catarinenses que hoje não são atendidas”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Em comunicado, a empresa estima um “substancial” aumento na demanda, ao mesmo tempo em que a principal fonte histórica de fornecimento de gás, a Bolívia, diminuiu sua produção e espera-se que diminua ainda mais no curto prazo.
Com informações da New Fortress Energy.