Florianópolis, 30.07.24 - O terminal de cargas do aeroporto internacional de Florianópolis (Floripa Airport Cargo) encerrou o primeiro semestre deste ano com recorde histórico de movimentação. Nos primeiros seis meses de 2024, o terminal superou em 72% o recorde conquistado em 2023 em volume de cargas (por tonelada). Foram aproximadamente 7 mil embarques aéreos, movimentando cargas para cerca de 515 importadores.
No ano passado, o terminal de cargas de Florianópolis registrou um crescimento de 23% se comparado ao mesmo período de 2022, na contramão do mercado nacional, que apresentou queda de 24% na movimentação de mercadorias.
Atualmente são quatro rotas cargueiras operando regularmente entre Miami e Florianópolis e duas rotas semanais para Europa, ligando a capital de Santa Catarina a Amsterdã, na Holanda, e Bruxelas, na Bélgica. Em breve, mais uma oportunidade de importação surge com o início da rota comercial da TAP, ligando Floripa a Lisboa. A expectativa é que o voo movimente 300 toneladas de mercadorias por mês em suas 3 frequências semanais, a partir de 3 de setembro deste ano.
A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal, investiu cerca de R$ 8 milhões na ampliação e construção de novos espaços e mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos para utilização no terminal de cargas. Recentemente, foi inaugurado o novo complexo de câmaras frias de 1.853 metros cúbicos, e nos próximos meses será concluída a obra de expansão dos armazéns para carga seca que irá triplicar a capacidade de armazenamento e processamento de cargas do aeroporto da capital.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news