Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Tecnologias do Google tornam-se aliadas de estudantes catarinenses

Projeto quer tornar a sala de aula mais atrativa e terá escolas-modelo em Tubarão, Palhoça e São José

Florianópolis, 04.7.2016 – Smartphones e tablets podem ser aliados no esforço de deixar a sala de aula mais atrativa para os estudantes que já dominam o uso desses dispositivos. Uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Google quer transformar Santa Catarina em referência no uso de tecnologias educacionais. As instituições lançaram nesta segunda-feira (4), na Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, em Palhoça, escola-modelo do projeto Google for Education. A iniciativa é promovida no âmbito do Movimento Santa Catarina pela Educação. 

“A proposta do Google é fazer com que a educação passe a ser algo prazeroso e despertar nos alunos o desejo pelo conhecimento. A ideia é que eles utilizem essa tecnologia de forma efetiva”, destaca Maidi Dalri, consultora do Google. Pesquisas realizadas pela companhia mostram que os jovens ocupam parte do seu tempo ocioso exatamente para realizar atividades pedagógicas. “Como eles não têm acesso a essas ferramentas hoje, eles ocupam esse tempo da forma errada”, explica. “Se eles têm o conteúdo nas mãos, podem usar o celular também para aprender”, completa.

Em Palhoça, o projeto será executado na Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, uma das parceiras do Movimento SC pela Educação que recebe diariamente 1,4 mil alunos do ensino médio. “Uma das nossas propostas é inovar nossos processos, trazer coisas interessantes para os nossos alunos. Como nosso público é predominantemente jovem, eles têm a mídia nas mãos. Por isso, a gente precisa também entrar no mundo deles para melhorar nossa atividade pedagógica”, avalia o diretor do colégio, Osni Cardoso. 

“Quando os nossos indicadores são comparados com economias internacionais, ainda ocupamos os últimos lugares. Isso requer um avanço na qualidade da educação e a tecnologia é um recurso que deve ser utilizado pelos nossos docentes. Não podemos deixar a sala de aula distante dessas tecnologias”, lembra o assessor do Movimento SC pela Educação, Antônio Carradore. 

O diretor de tecnologia e inovação da Secretaria de Estado da Educação, Diego Calegari, explica que o projeto será ampliado para as demais escolas-parceiras do Movimento. “Queremos testar esta plataforma com o apoio do Movimento SC pela Educação e do Google para depois expandir para as demais escolas do Estado”, destaca. Na visão de Calegari, as ferramentas oferecidas pelo Google são excepcionais, pois permitem uma nova forma de interação entre alunos e professores. “Rompe os limites físicos da sala de aula, você pode interagir a distância com o aluno, passando e recebendo trabalhos e conteúdos. Isso expande muito o horizonte da atuação pedagógica do professor e do aluno”, reflete. 

Além da escola de Palhoça, o SENAI em Tubarão também recebeu o projeto no dia 1º de julho e o SESI de São José inicia as atividades nesta sexta-feira (8).

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn