Setor empresarial defende manutenção da UniPRF em SC

COFEM enviou ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao governador Jorginho Mello e aos parlamentares estaduais e federais, defendendo a manutenção da estrutura no estado

Florianópolis, 28.9.2023 - O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) enviou ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, solicitando a manutenção em Santa Catarina das instalações da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF). A unidade é responsável por coordenar toda a atividade de formação, capacitação, atualização e especialização dos servidores da instituição no País. O documento também foi enviado para o governador Jorginho Mello, a bancada federal catarinense e para os deputados estaduais.

O Conselho destaca que a manutenção da estrutura de educação e segurança em solo catarinense é importante, inclusive, como estratégia de descentralização das iniciativas na área. “Santa Catarina que tanto contribui para a arrecadação federal de tributos, que é penalizada pela falta de infraestrutura, que nunca foi beneficiada por grandes investimentos de empresas estatais, não pode acumular mais essa decepção. A manutenção da UniPRF é importante para Santa Catarina e para o Brasil”.

O COFEM também observa que a organização é reconhecida como um instituto de ciência e tecnologia (ICT) pela CAPES, essencial para o aprimoramento dos quadros da PRF e que, desta forma, contribui para o respeito e prestígio da organização.

Localizada na Rodovia SC-401, em Florianópolis, a UniPRF movimenta a economia local e contribui para a segurança regional. Atua em linhas de pesquisa que envolvem comunicação em áreas remotas, vigilância aérea, mobilidade, inteligência artificial, tecnologias menos letais e análise informacional.

“Configura-se, assim, uma importante oportunidade de cooperação com instituições de pesquisa do ecossistema de inovação de Santa Catarina, estado que tem se notabilizado pelos esforços para impulsionar a indústria de defesa, iniciativa liderada pela FIESC. Essa sinergia abre perspectivas para dar escala a soluções inovadoras para a área de segurança pública, que podem beneficiar todos os brasileiros”, destaca o COFEM na manifestação.

O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.