Iniciativa reduziu prazos para análises de projetos para desburocratizar ambiente de negócios e agilizar processos; reunião de entidades empresariais debateu ainda temas como infraestrutura, questões trabalhistas e cenário da importação de leite

Florianópolis, 27.10.25 - Em reunião do Conselho das Federações Empresariais (COFEM) realizada na segunda-feira, 27, o comandante do Corpo de Bombeiros de SC, Cel. Fabiano de Souza, apresentou os resultados do programa Descomplica. O coronel explica que a iniciativa, criada em 2024, tem como objetivo tornar o ambiente de negócios mais simples e os processos da corporação menos burocráticos na relação com a comunidade, estimulando o empreendedorismo.

Desde o começo de sua implantação, o programa Descomplica já obteve resultados concretos, com a redução dos prazos em diversos procedimentos. O tempo total dos processos no Corpo de Bombeiros passou de 13 para 7 dias. O tempo de análise de projeto passou de 13 para 4 dias e o tempo de vistoria para concessão de habite-se que antes era de 11 dias, passou para 7 dias. Já o tempo de vistoria de funcionamento passou de 9 para 5 dias.

Os membros do COFEM destacaram que as mudanças foram percebidas pelo setor produtivo e que toda iniciativa que simplifica o ambiente de negócios é bem vinda.

Durante a reunião, também foram debatidos temas como a infraestrutura rodoviária de SC, em especial a situação da BR-101 Norte e o Morro dos Cavalos, as propostas legislativas que alteram a legislação trabalhista e a situação da importação de leite. Segundo a FAESC, os micro e pequenos produtores sofrem com a entrada do produto dos países do Mercosul e estudam formas de incrementar sua produtividade, adotando melhores práticas produtivas. A FIESC destacou a necessidade de os produtores se prepararem para a possível importação de produtos lácteos europeus com a assinatura do acordo bilateral entre a União Europeia e o Mercosul.

O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn