Florianópolis, 19.9.2023 - Representantes da cadeia automotiva catarinense conheceram detalhes do Programa Rota 2030, que oferece a oportunidade para empresas do setor inovarem em seus produtos e processos, ampliando sua competitividade e atingindo novos mercados. O assunto foi debatido no Workshop Inova Day, promovido pelo Sindipeças-SC, Institutos SENAI de Inovação e Câmara da Indústria Automotiva da FIESC, no dia 11 de setembro, em Timbó.
O evento contou com mais de 20 executivos e especialistas de dez empresas do setor. O objetivo foi a idealização de potenciais projetos, que serão executados com recursos do Programa 2030. A primeira ação foi o levantamento prévio dos interesses das empresas, possibilitando aos institutos SENAI entender os desafios para a elaboração e submissão de projetos no escopo do Rota 2030. Entre os encaminhamentos definidos na reunião estão a atuação em cinco temas: nacionalização de produtos, melhoria de processos, análise de layout, fluxos e flexibilidade, ampliação do uso da inteligência de dados para a tomada de decisão e a elevação da competitividade das empresas.
O membro da diretoria do Sindipeças-SC, Ralph Felsmann, destaca que o Inova Day fortaleceu a parceria entre as empresas e possibilitou ampliar a conectividade com os institutos de pesquisa e as entidades de apoio, impulsionando, assim, o desenvolvimento do setor. “No encerramento do evento, foram estabelecidos quatro principais pilares de atuação: otimização de processos, adoção de tecnologias da indústria 4.0, impulso à nacionalização e inovação de produtos. Esses fundamentos servirão como alicerces para a progressão dessa iniciativa, projetada para colher frutos promissores para todas as empresas envolvidas”, explica.
Os Institutos SENAI de Inovação têm um escritório de projetos que trabalha no entendimento das fontes de fomento para trazer para a indústria as possibilidades de captação de recursos, inclusive não-reembolsáveis, e ajudar as companhias na elaboração de projetos. Informações adicionais no
site: https://institutos.sc.senai.br/contato
O Programa Rota 2030: Mobilidade e Logística é uma iniciativa do governo federal e contempla, entre outras medidas, um regime tributário especial para importação de autopeças sem produção nacional equivalente, incentiva o aumento da inserção global da indústria automotiva brasileira, por meio da exportação de veículos e autopeças, e estimula a pesquisa e inovação.
Iniciativa foi apresentada no Workshop Inova Day, promovido pelo Sindipeças-SC, Institutos SENAI de Inovação e Câmara de Desenvolvimento da Indústria Automotiva da FIESC