Criciúma, 30.11.2015 – Desenvolver habilidades, descobrir novas possibilidades e se aventurar no inusitado. Foi neste cenário que professores, pais, alunos e comunidade estiveram reunidos em uma tarde de integração no SESI Escola Educação Infantil, em Criciúma, neste sábado (28). A mostra A vida da criança na Escola, um cotidiano extraordinário visou compartilhar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano na instituição junto com os alunos.
Em 2015, o SESI iniciou o desenvolvimento de um projeto piloto na escola de Criciúma com o propósito de implementar um Centro de Referência em Educação Infantil e buscou inspiração na prática educativa de Reggio Emilia, cidade italiana que é referência mundial em educação para a infância. Para isso, firmou uma parceria com a RedSolare, rede de articulação e difusão das ideias da prática educativa de Reggio Emilia, em defesa de uma cultura mundial da infância numa perspectiva integrada e de intercâmbios entre Estados brasileiros e países da América Latina.
“Neste sábado, socializamos com as famílias e a comunidade todo o percurso realizado ao longo do ano. Foi possível passar por vários ambientes diferentes, como ateliê de artes; o espaço de contação de histórias; interação de luz, sombra e reflexo; oficinas de sucos; de movimentos e também uma oficina com bonecos de pano”, destaca a supervisora educacional do SESI Escola, Schirlei Gomes Broch Heleodoro.
Para a mãe do pequeno João Miguel Rabelo, de cinco anos, Lucilene Rabelo, esta é uma iniciativa muito positiva, pois estreita o laço entre a escola e a família e traz as crianças para ambientes diferentes do cotidiano, motivo também de aprendizado. “É muito bacana estar com eles neste momento que une o lúdico com o aprendizado”, destaca.
De acordo com a diretora regional do SESI em Criciúma, Jovilde Parisoto, a instituição abraçou um grande desafio no intuito de tornar a escola uma referência em educação infantil no Estado. “Tudo que foi apresentado foi desenvolvido pelos professores e alunos, uma grande interação. Nosso desafio é fazer uma criança mais feliz e desenvolvê-la”, frisa. O vice-presidente da FIESC para a região Sul, Diomício Vidal, ficou surpreso com os resultados exibidos na mostra. “Isso demonstra o futuro promissor das nossas crianças, que serão responsáveis pelo desenvolvimento do nosso País”, comenta.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina