SENAI/SC se destaca em desafio da Amazon Web Services sobre computação em nuvem

Parceria estabelecida com o SENAI Nacional ofereceu o uso dos recursos didáticos da Amazon Web Services, que pertence à gigante americana, para ampliar o engajamento com a plataforma AWS Educate e despertar o interesse pela computação em nuvem

Florianópolis, 25.09.2020 – O SENAI de Santa Catarina venceu um desafio proposto pela Amazon Web Services (AWS), que pertence à gigante americana Amazon, para aumentar o uso dos seus recursos didáticos e despertar o interesse de estudantes pela computação em nuvem. Além de SC, participaram da competição os departamentos regionais da Bahia, Goiás, Paraná e São Paulo. O resultado foi divulgado na quarta-feira (23).

A computação em nuvem é a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da internet. Em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, você pode acessar serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade. “A formação na área de TI tem sido constante entre as nossas ofertas, pois é um dos setores que mais demandam profissionais. Inclusive, o mapa do trabalho elaborado pelo SENAI indica que a área está entre as que mais vão demandar formação até 2023. As oportunidades neste segmento são inúmeras, por isso o SENAI oferece uma série de cursos voltados à área com ênfase em big data, internet das coisas e ciência de dados”, explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

A Amazon oferece o programa AWS Educate com recursos educacionais relacionados a computação em nuvem e vem sendo fortemente explorado nesse momento de pandemia. O AWS Educate também conecta empresas em busca de contratação de habilidades na nuvem a estudantes qualificados que procuram trabalho

Além do reconhecimento ao SENAI/SC, que participou do desafio com mais de 200 estudantes, a Amazon premiará ainda o docente Roberto Baumgartel, que mais engajou estudantes dentro da plataforma AWS Educate, e o aluno Braian Costa Zapelini, de Jaraguá do Sul, um dos alunos que concluiu dois ou mais cursos na plataforma online e foi eleito via sorteio. Ambos receberão a caixa de som inteligente Echo que vem com a assistente virtual Alexa, capaz de controlar os dispositivos inteligentes da casa ao ser acionada pelo comando de voz.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina