Florianópolis, 23.6.2021 – O aperfeiçoamento profissional é uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho. Os empregados precisam estar preparados para atender às demandas das empresas que investem na formação dos colaboradores. Desta forma, as empresas capacitam os profissionais e se qualificam para os desafios e avanços do mercado.
A partir do diagnóstico das necessidades da empresa, o SENAI desenvolve e realiza Cursos Rápidos In Company, com formações de curta duração e personalizadas. A ideia é levar praticidade e formação rápida e versátil. “Desenhamos o melhor curso, de qualificação ou aperfeiçoamento profissional, para desenvolver os trabalhadores, além de definir em conjunto o melhor local para realizá-lo: nas unidades do SENAI ou na própria empresa”, destaca o líder de negócios de cursos rápidos SENAI, Rômulo Thales Azevedo. “Os trabalhadores mais qualificados aumentam a produtividade e a eficiência operacional, além do que a formação promove a integração e a retenção dos profissionais”.
Entre janeiro de 2019 e junho de 2021, cerca de 3 mil empresas foram atendidas em cursos rápidos do SENAI. Entre as empresas que optaram por esse tipo de formação está a Librelato Implementos Rodoviários, de Içara.
De acordo com a gerente de RH da empresa, Ivanize Bez Batti, há anos a Librelato atua em parceria com o SENAI, principalmente na oferta de cursos para pessoas da comunidade que são previamente selecionadas para formação, como de soldador básico, por exemplo. “Os cursos realizados vêm atender nossa demanda cada vez maior de buscar qualificar nossos profissionais. Com relação a parceria que temos em treinar pessoas da comunidade é para atender nossa demanda de contratação garantindo assim a qualidade de nossos produtos”, comenta Ivanize ao afirmar que ao final de cada turma a empresa contrata os alunos que se destacam.
O curso de solda já atendeu cerca de 220 alunos em 12 turmas. Outro exemplo é o de Gestão da Produção, que no final do ano passado teve a participação de 50 profissionais. O atendimento à comunidade iniciou em 2018 com mais 300 pessoas qualificadas. Ivanize explica que os ganhos em relação à produtividade e aproximação do colaborador com a empresa é imenso. “Temos resultado positivo nos indicadores de qualidade, redução de retrabalho, eficiência, satisfação dos clientes e satisfação do profissional”.
Quem também investe no desenvolvimento dos colaboradores é a Zen S.A, de Brusque. A fabricante de peças automotivas realiza treinamentos operacionais customizados, visando capacitar colaboradores contratados para as linhas de produção. “O desenvolvimento faz parte da estratégia da empresa, na busca da excelência operacional e de conquistar e manter o orgulho do nosso time”, afirma a gerente de RH da Zen, Schirlei Knihs Freitas. “A ZEN acredita que ter colaboradores qualificados é um diferencial competitivo importante para a organização. Por se tratar de processos que exigem conhecimento técnico específico, temos dificuldade de encontrar pessoas qualificadas no mercado e, portanto, desenvolvemos com o SENAI um programa de qualificação personalizado para habilitar os novos colaboradores aos nossos processos”, complementa a gerente.
Segundo ela, já na primeira semana de trabalho, os novos colaboradores das áreas de usinagem e conformação são encaminhados para o SENAI para uma qualificação que pode ter de 32 a 56 horas, dependendo da área de atuação. O treinamento é 100% subsidiado pela Zen e os colaboradores o realizam em horário de trabalho. “Receber esse investimento no seu desenvolvimento ainda no período inicial do contrato fortalece a imagem da empresa e o orgulho de fazer parte do Time ZEN. Também facilita a integração no posto de trabalho, já que todo o treinamento é realizado conforme os processos da empresa”, comenta Schirlei.
Mais de 200 colaboradores da Zen já passaram pelos treinamentos do SENAI desde setembro de 2018, em cursos como Introdução a Metrologia Dimensional e Leitura Interpretação de Desenho Técnico Mecânico e Tecnologia de Usinagem e Operação de Torno CNC. “O destaque para esses cursos está na personalização do conteúdo de acordo com as nossas necessidades. Conseguimos transportar para os treinamentos a realidade da nossa fábrica, fazendo com que os colaboradores possam se desenvolver em um ambiente preparado para o aprendizado e com as mesmas características da nossa operação. O processo de elaboração do conteúdo também é um diferencial: o docente especialista do SENAI responsável pelos cursos visitou a empresa, entendeu as dificuldades do processo, conversou com novos colaboradores e líderes e construiu um treinamento com as nossas características”, finaliza.
O SENAI conta com especialistas em diferentes áreas para trabalhar junto às empresas na busca de melhores indicadores por meio de capacitações rápidas, assertivas e customizadas.
Mais informações: SENAI