SENAI e Observatório Social de Brusque desenvolvem jogo virtual educativo

Alunos que participam do programa Observador Social Mirim reforçam seus conhecimentos sobre corrupção, os três poderes, cidadania, produtos piratas, respeito, a importância social dos tributos e o monitoramento do gasto público por meio do jogo virtual

Florianópolis, 28.09.2023 - Estudantes de todas as escolas públicas e privadas de Brusque, Guabiruba e Botuverá que são beneficiados pelo programa Observador Social Mirim, do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), contam agora com um jogo virtual desenvolvido pelo SENAI para complementar o programa. O jogo também será disponibilizado a todos os outros observatórios sociais ou municípios que replicam a ação no Brasil. A aplicação inclui um tabuleiro tridimensional virtual e funcional e pode ser acessada em qualquer navegador no endereço caminhodacidadania.org.br/

A proposta do jogo virtual foi apresentada em 2022 pelo OSB Brusque à FIESC, por meio do vice-presidente da instituição, Edemar Fischer. A entidade viabilizou a produção do jogo por meio de uma parceria disponibilizando sua equipe técnica para o desenvolvimento do mesmo.

“Nossa entrega inclui modelos de desafios, como perguntas e respostas, questões de assinalar, relacionar colunas e ordenar frases. Projetamos a mecânica de jogo e realizamos o desenvolvimento completo do projeto. Também cuidamos da integração das artes gráficas, incorporadas ao jogo”, explica o gerente de Soluções Digitais do SENAI, Sandro Costa.

O jogo é uma experiência virtual desenvolvida com o foco em navegadores web de desktops e laptops. No entanto, os usuários podem acessar também o jogo em outros dispositivos como tablets ou smartphones, desde que tenham acesso à internet e um navegador compatível. Não requer a instalação de nenhum software adicional. É possível jogar com um grupo de 1 a 4 jogadores desde que estejam reunidos e conectados no mesmo dispositivo para participar da partida. Os alunos que receberam o programa, apenas precisam digitar o endereço do jogo na web e podem testar seus conhecimentos adquiridos no programa presencial.

Entre as tecnologias utilizadas no desenvolvimento do jogo estão unity engine, linguagens de programação, gráficos 2D e 3D, áudio e animação. “O jogo Caminho da Cidadania foi antes de tudo uma oportunidade para o time crescer técnica e colaborativamente. Durante o desenvolvimento do projeto tivemos liberdade para desenvolver e testar soluções que entregassem o melhor produto na maior qualidade além de tempo para otimizar e polir o resultado”, comenta João de Souza Antunes Jr., líder da equipe do SENAI Soluções Digitais que atuou no projeto.

O presidente do Observatório Social de Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, destaca que o jogo virtual desenvolvido aprimora significativamente a metodologia lúdica já utilizada no programa. “Por um lado, o jogo reflete a preocupação do OSB Brusque com a melhoria contínua de suas atividades, trazendo inovação para suas ações. Por outro, a vinda de um recurso tecnológico motivará ainda mais os alunos, fazendo com que ampliem seus conhecimentos sobre os conteúdos de educação fiscal e cidadania de forma dinâmica”, afirma.

Parceria entre instituições e Observatório Social

Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre as instituições, uma equipe do Observatório Social de Brusque apresentou, na manhã desta quinta-feira (28), os programas e projetos desenvolvidos principalmente na área de educação.

A reunião, que contou com a presença de representantes do SESI, do SENAI e da FIESC da região de Brusque, trouxe resultados e ações que já vêm sendo realizadas nas escolas da região, como os programas Observador Social Mirim, Pequeno Cidadão (em fase piloto), OAB vai à escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão e Era uma vez, uma semente do bem.

“São projetos incríveis que plantam sementes para a construção de uma sociedade mais empática, compreensiva e crítica socialmente”, comenta a gerente-executiva do SESI e do SENAI na região do Vale do Itajaí Mirim, Silvana Meneghini.

Já para o vice-presidente regional da FIESC, Edemar Fischer, a “educação é um investimento que deve ser feito pelo futuro e pelas crianças”, completa.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC