Florianópolis, 8.11.2023 - Um dos eletrodomésticos mais populares dos últimos anos foi o ponto de partida para o projeto de uma composteira elétrica e automatizada que é finalista de uma competição promovida pela gigante global Mitsubishi Electric. A proposta dos estudantes do SENAI de Timbó se inspirou no funcionamento de uma airfryer e conquistou os juízes pela criatividade e inovação. A etapa final ocorre esta semana, nos dias 7 e 8 de novembro, em São Paulo, e consiste em apresentar um protótipo do equipamento.
A “BioRecycle Tech” - nome do projeto - foi desenvolvida pelos estudantes Fausto Antônio da Silva Kömmer, Gustavo Schwartz e Guilherme Schubert, sob a orientação do professor Jackson Diego Campestrini. Ele explica que o projeto aborda a compostagem de resíduos orgânicos provenientes de cozinhas industriais e residenciais para transformá-los em adubo, evitando que esses materiais sejam descartados inadequadamente.
“A teoria do projeto foi feita basicamente em cima de uma airfryer: ela tem um recipiente que aquece para retirar toda a umidade do material em um funcionamento pré-programado. Depois desse período ocorre uma série de etapas e no final teremos o material sem umidade nenhuma, podendo ser utilizado como adubo para uma horta, seja caseira ou em uma escala um pouco maior”, explica Campestrini, ressaltando que acredita na boa visibilidade do projeto por conta da aposta na sustentabilidade.
Campestrini destaca pontos fortes do projeto: "A BioRecycle Tech é uma ideia inovadora e sustentável que se alinha com os valores da Mitsubishi Electric. Estamos orgulhosos de representar o SENAI Timbó nesta competição e de contribuir para a promoção de práticas mais sustentáveis em nossa sociedade", conclui.
Sobre o MECA Brasil 2023
Em uma iniciativa inédita no país, a divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil traz ao país a versão local da MECA (Mission, Execution, Communication & Achievement), uma competição entre instituições de ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas, na qual equipes de estudantes participam através de projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia em seu funcionamento.
Os melhores projetos, de acordo com critérios de avaliação do Comitê Organizador, receberão prêmios como robôs, notebooks e oportunidade de estágio na Mitsubishi Electric do Brasil, em Barueri (SP).
Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC