Florianópolis, 2.8.2016 – Criciúma recebe nesta segunda e terça-feira (1º e 2 de agosto) seminário internacional de educação infantil com especialistas de Reggio Emilia, região italiana que é referência mundial no assunto. O evento é promovido pelo SESI, entidade da FIESC, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e reúne 350 educadores de diversas regiões do Estado.
Na tarde desta segunda-feira, dia 1º, as educadoras de Reggio Emília, Moira Nicolosi e Luisa Costi, abordaram o tema “O inédito e a escuta das crianças de 0 a 6 anos”. O método de ensino de Reggio Emília também foi exposto aos participantes. De acordo com a coordenadora de educação do SESI, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, foi possível aprender com as educadoras experiências e reflexões de ensino, que prezam pela valorização das diferentes linguagens da criança, a interação dos professores e a participação ativa dos pais.
Para o vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal, a educação está diretamente ligada ao melhor desempenho na indústria. “Através do ensino de qualidade vamos qualificar os trabalhadores”, frisa. Segundo Vidal, a região carbonífera possui uma população aproximada de 750 mil habitantes, abriga quase sete mil indústrias e emprega em torno de 79 mil trabalhadores.
De acordo com a diretora do SESI de Criciúma, Jovilde Parisotto, ao sediar este evento, Criciúma exibe o que há de melhor em relação à educação infantil. “Se eles são os melhores, precisamos saber o que se faz em Reggio Emilia para que Criciúma também possa ser uma referência”, destaca. Nesta terça-feira, dia 2, a programação inclui atividades ao longo da manhã e, à tarde, visita guiada à unidade do SESI Escola de Criciúma, que desde o ano passado implementa a metodologia desenvolvida em Reggio Emilia.
Com informações da Agência Novo Texto.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina