SC não pode perder investimento industrial por falta de energia, diz Celesc

Durante reunião da diretoria da FIESC, presidente da Celesc apresentou plano de investimentos da estatal de R$ 4,5 bi para o quadriênio 2023-2026

Florianópolis, 19.04.2024 - O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, apresentou à diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta (19), o plano de investimentos da estatal de R$ 4,5 bilhões para o quadriênio 2023-2026. “Não queremos que indústrias deixem de se instalar no estado ou saiam daqui por falta de energia”, disse Rosa.

📸 Clique aqui para ver a cobertura fotográfica

Conforme explicou, do montante previsto para os quatro anos, R$ 1,3 bilhão já foi investido em 2023. Uma das frentes é o atendimento das demandas de 14 indústrias do estado, garantindo 11,2 mil empregos. Essa iniciativa totaliza R$ 270,8 milhões, dos quais R$ 57,3 milhões são com recursos próprios da estatal e R$ 213,5 milhões destinados pelo tesouro estadual e oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Rosa salientou que, embora estejam focados no atendimento de um grupo de indústrias, esses investimentos beneficiam todas as localidades onde elas estão inseridas, pois liberam o insumo para outros consumidores. Outros empreendimentos industriais podem ser beneficiados, informou o presidente da Celesc, desde que os pedidos sejam realizados o mais cedo possível, para que a empresa se prepare.

Outra frente de investimentos que a Celesc está realizando é a implantação de 500 quilômetros de rede trifásica rural, num total de R$ 86,2 milhões. Já foram executados 73%, ou seja, 364 quilômetros, com R$ 62,1 milhões.

Tarcísio Rosa esteve acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da Celesc e ex-presidente da FIESC, Glauco José Côrte; e dos diretores Cláudio Varella do Nascimento (Distribuição) e Júlio César Pungan (Finanças e Relações com Investidores).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR