Florianópolis, 03.09.2025 – O Programa Novos Caminhos realiza nesta quinta (4) e sexta (5), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF), seu primeiro encontro nacional.
O evento reunirá gestores, especialistas, parceiros e jovens atendidos para debater boas práticas e estratégias de expansão, além de marcar o aniversário da nacionalização.
Desde 2024, quando o CNJ recomendou a replicação do programa criado em Santa Catarina, 16 estados já assinaram acordo ou iniciaram tratativas para implantá-lo.
NÚMEROS
O Novos Caminhos já atendeu 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens desde sua criação, em agosto de 2013. Nesse período, viabilizou 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionais.
Também encaminhou 2 mil jovens ao mercado de trabalho. “O programa foi uma luz no fim do túnel, uma porta de inspiração”, afirma Rayza Fernandes Piccini, egressa que hoje atua no setor de moda em Gaspar.
Para os jovens atendidos, a formação profissional e o acesso ao trabalho são essenciais, especialmente porque precisam deixar os serviços de acolhimento ao completarem 18 anos.
SOBRE
O Novos Caminhos leva saúde, educação e trabalho a crianças, adolescentes e jovens de serviços de acolhimento em Santa Catarina.
Foi criado em 2013 em parceria entre FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC).
Os jovens atendidos foram encaminhados aos lares provisórios pela Justiça, por medida de proteção, após enfrentarem situações como violência doméstica, morte dos pais ou abandono dos responsáveis.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas