Florianópolis, 17.12.2025 – Um evento na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, encerrou nesta quarta (17) as atividades de 2025 do Programa Novos Caminhos, que leva saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens em serviços de acolhimento.
🎓 Principal destaque
Entrega de certificados de cursos profissionalizantes a 167 jovens, atendidos por 31 serviços de acolhimento da Grande Florianópolis. A qualificação representa uma oportunidade concreta de autonomia para esses jovens, que, ao completar 18 anos, deixam os lares provisórios e iniciam a vida adulta de forma independente.
🤝 Reconhecimento a parceiros e voluntários
Durante a cerimônia, foram homenageadas:
• 59 empresas amigas, que apoiam serviços de acolhimento com doações
• 50 empresas cidadãs, que empregam jovens atendidos pelo programa
• 42 voluntários, que contribuem com atividades e capacitações
────────── ⋅⋅⋅ ──────────
📣 O que disseram as instituições
• Carlos Kurtz, diretor institucional e jurídico da FIESC: “O Programa Novos Caminhos reúne boas referências. É um conjunto de habilidades desenvolvidas, de elementos de cultura, desenvolvimento e valores que são incorporados pelas pessoas.”
• Rosane Portella Wolff, desembargadora do TJSC: “A gente é tomado por uma emoção, por você ver concretamente o impacto do programa na vida destes adolescentes. Aquelas oportunidades que eles não teriam, eles tiveram através do programa.”
• Fernando Machado Carboni, juiz, representante da AMC: “Ao longo do percurso, descobrimos que o verdadeiro diferencial está nas pessoas que encontramos e nos amigos que formamos. A amizade é sempre um elo, que ensina e fortalece.”
────────── ⋅⋅⋅ ──────────
📍 Eventos pelo estado
A cerimônia em Florianópolis foi a última de 16 realizadas no estado. Juntas, elas reuniram 700 jovens de serviços de acolhimento. A série teve início em Lages, em 29 de outubro.
✨ Sobre o Programa Novos Caminhos
O Novos Caminhos é uma parceria entre a FIESC, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação Catarinense de Magistrados (AMC). Foi criado em 2013. Pelo impacto na trajetória dos jovens, o programa está em processo de implantação em todo o país. Todos os estados já assinaram acordo, adaptaram modelos existentes ou estão em tratativas para replicá-lo.
📊 Resultados desde a criação:
• 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos;
• 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionalizantes;
• 2 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre empregos formais, estágios e aprendizagem industrial.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional
