Iniciativa criada por FIESC, TJSC e AMC leva saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens de serviços de acolhimento

Florianópolis, 29.08.2025 – O Programa Novos Caminhos ultrapassou a marca de 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos desde que foi criado, em 30 de agosto de 2013.

O dado foi divulgado nesta sexta-feira (29), véspera do aniversário de 12 anos, pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

No período, o programa viabilizou 16,5 mil matrículas em educação básica e profissional, em cursos como informática, conserto de eletrônicos, robótica, costura, marketing e logística.

Também encaminhou 2 mil jovens ao mercado de trabalho. O número inclui vagas com carteira assinada, estágios e aprendizagem industrial, que combina curso e atividade prática.

“O programa foi uma luz no fim do túnel, uma porta de inspiração”, diz Rayza Fernandes Piccini, egressa do programa que atualmente trabalha no setor de moda em Gaspar.

Os atendidos pelo Novos Caminhosprecisam deixar os serviços de acolhimento quando completam 18 anos. Daí a importância de contar com formação profissional e acesso ao trabalho.

SOBRE

O programa leva saúde, educação e trabalho a crianças, adolescentes e jovens de serviços de acolhimento em Santa Catarina.

Foi criado em 2013 em parceria entre FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC).

Os jovens atendidos foram enviados aos lares provisórios, pela Justiça, por medida de proteção, porque em casa enfrentavam problemas como violência doméstica, morte dos pais ou abandono dos responsáveis. 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn