Florianópolis, 23.9.2015 – As estratégias de ensino da educação de jovens e adultos serão tema do terceiro encontro que o SESI/SC, entidade da FIESC, promove em Jaraguá do Sul. O evento é o último da série de colóquios que o SESI promove na região e será realizado na sede da instituição, na Rua Walter Marquardt, Barra do Rio Molha, na quinta (24), a partir das 14 horas. O tema será abordado pelo assessor da Ação Educativa, e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Sérgio Haddad.
O índice de trabalhadores da indústria com escolaridade básica completa avança gradativamente em Santa Catarina. Se em 2008 apenas 43% dos trabalhadores da indústria catarinense tinham escolaridade básica completa, hoje já são 55%, o que equivale a 485 mil industriários. Diversas indústrias catarinenses têm investido em programas de desenvolvimento pessoal e na oferta de educação no próprio ambiente de trabalho.
A primeira edição do evento, realizada em abril, abordou os paradoxos da educação de jovens e adultos nos últimos anos, com a participação da professora da USP, Maria Clara de Pierro. Um painel debateu a educação de jovens e adultos em Santa Catarina. O segundo encontro ocorreu em julho e tratou do currículo da educação de jovens e adultos, com a participação de Timothy Denis Ireland, da Cátedra UNESCO, e também de representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Departamento Nacional do SESI.
Educação de jovens e adultos: Os cursos de educação de jovens e adultos do SESI são totalmente gratuitos para os alunos e promovem a elevação da escolaridade básica nos níveis fundamental e médio. O programa busca adequação à realidade econômica atual de demandas crescentes, rápido desenvolvimento tecnológico, evolução dos processos produtivos e de organização do trabalho.
A metodologia de ensino própria, com momentos presenciais e a distância, feita especialmente para atender os trabalhadores da indústria, os materiais didáticos e paradidáticos e a infraestrutura disponibilizada contribuem para o enriquecimento do trabalho pedagógico. Em 2014, o SESI atendeu 19,9 mil pessoas em cursos voltados à educação de jovens e adultos.
Programação:
Palestra: Estratégias de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
Com Sérgio Haddad, assessor da organização não-governamental Ação Educativa e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), em Brasília.
Painelistas: representantes da Secretaria de Estado da Educação/Centro de Educação de Jovens e Adultos de Jaraguá do Sul, Instituto Federal de Educação de Jaraguá do Sul, SESI de Santa Catarina e do Paraná e o palestrante Sérgio Haddad.
Mediador: Pedro Ludgero Averbeck, conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br