Prefeitura, SENAI e Acisfs lançam o maior programa de qualificação profissional da história de São Francisco do Sul

O objetivo principal do Programa Qualifica Mais São Chico é desenvolver competências profissionais e o espírito empreendedor para participantes, trabalhadores e pessoas que buscam qualificação para o trabalho no município, além de promover a transformação econômica implantando esta ação educacional.

A Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com o SENAI e apoio da Associação Empresarial de São Francisco do Sul (Acisfs), lançaram o Programa “Qualifica Mais São Chico”, o maior número de cursos profissionalizantes já oferecidos simultaneamente na história da cidade. Serão ofertadas, gratuitamente, 225 vagas para oito cursos de qualificação. O evento ocorreu na sede do Senai, no bairro Rocio Grande, dia 2/09.

“O Qualifica Mais São Chico é um projeto para capacitar a mão de obra, pois essa é uma necessidade em São Francisco do Sul e visa impulsionar as pessoas e as empresas para um novo nível de formação profissional. Inicialmente, na área de construção civil, manutenção industrial, logística e gestão com carga horária entre 40 e 160 horas”, explica Maikon Maciel, secretário do Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho ressalta que “entre os que fazem o curso técnico, grande parte já saem empregados. Então, é uma oportunidade imperdível de qualificação gratuita. Diante disso, a Prefeitura fará um trabalho intenso no sentido de que essas vagas nos cursos técnicos sejam preenchidas”.

Para Marco Goetten, gerente-executivo do Sesi Senai Regional Norte Nordeste, é necessário criar incentivos, inclusive financeiros, para atrair os profissionais aos cursos que são ofertados. “Temos que pensar juntos como levaremos esse pessoal para estudar. No sentido de incentivar a qualificação profissional, é muito importante o trabalho conjunto entre as instituições, o setor empresarial e o poder público”, destaca.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, o vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Rangel Alexandre Friolin, o presidente da Associação Empresarial, João Ricardo Chaves, o gerente-geral da empresa ArcelorMittal Vega, Sandro Sambaqui, o gerente-comercial do TESC, João Pismel, além de secretários municipais.