Parceria entre SENAI/SC e Festo amplia oportunidades de educação profissional

Segunda edição da cooperação foi assinada nesta sexta (8) na FIESC e consolida parceria para além do fornecimento de equipamentos didáticos

Florianópolis, 08.4.2022 - Tradicionais no segmento da educação profissional e em geral consolidadas na doação de máquinas para uso didático, as parcerias entre escolas e fabricantes de equipamentos passam a ter perfil cada vez mais abrangente, na transferência de conhecimento, formação de docentes e na formação dos futuros profissionais. Essa transformação está no escopo, por exemplo, da parceria entre o SENAI/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e principal agente catarinense de formação profissional, e a Festo, multinacional de origem alemã e presente em 61 países, especializada em automação e formação técnica para mais de 35 setores. O segundo acordo de cooperação entre as duas organizações foi assinado nesta sexta (8), na sede da FIESC, em Florianópolis.

A parceria entre o SENAI/SC e a Festo se iniciou em 2009, mas ganhou força com o primeiro acordo de cooperação, assinado em 2016. Nos três anos seguintes, foram realizadas mais de 200 horas de capacitação, incluindo palestras e workshops.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrou que a indústria tem uma demanda crescente de pessoas qualificadas para o mundo digital, da indústria 4.0. “Interessa às fabricantes de equipamentos promover e oportunizar aos estudantes o conhecimento prévio à sua entrada no mundo do trabalho. Por isso, a importância de unir as competências do SENAI e dessas empresas para atender as demandas da indústria”, disse.

“É fundamental para a Festo essa proximidade com o Sistema S, em especial quando falamos de Santa Catarina, que é considerado um estado inovador, não somente em serviços, mas também por conta do seu parque tecnológico e industrial”, afirmou Lígia de Oliveira, gerente da Festo Didatic, divisão educacional do grupo, criada em 1965. Ela destaca a relevância da ampliação do escopo da parceria, para além da doação de equipamentos. “No momento em que a gente fala da era da digitalização, da era da indústria 4.0, transferir conhecimento, capacitar e certificar também são peças fundamentais na formação do profissional de hoje e de amanhã”, salientou.

O diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, destacou que a parceria contempla o estado da arte no fornecimento de soluções tecnológicas ou didáticas, a formação de docentes e a capacidade de adaptação do SENAI. “Trata-se de um amplo portfólio de tecnologias que podem ser adaptadas a estruturas itinerantes, estruturas mais flexíveis, em laboratórios maiores e aproveitado para toda a jornada educacional proporcionada pelo SESI e pelo SENAI em Santa Catarina; podemos desenvolver a capacidade dos adolescentes da Escola S e também de técnicos e de tecnólogos e engenheiros formados pelo SENAI”, afirmou.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR