Pais participativos contam suas experiências a industriais de SC

Eles participaram nesta sexta-feira (18) da reunião de diretoria da FIESC, em Florianópolis

Florianópolis, 18.9.2015 – Pais que participam da vida escolar dos seus filhos contaram a industriais catarinenses como tem sido a experiência de contribuir para o aprendizado deles. As ações estão em linha com a campanha Pais pela Educação, do Movimento A Indústria pela Educação, iniciada em setembro. Eles participaram da reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), realizada em Florianópolis nesta sexta-feira (18). Na oportunidade, a entidade também lançou o programa SESI Ciências, que elevará o letramento científico de estudantes e trabalhadores.

O uniforme sujo de tinta e de terra indica aos pais que seus filhos, que têm entre 2 e 3 anos, estão se divertindo aos cuidados da equipe de professores do SESI Escola de Brusque. A atuação dinâmica e afetiva dos educadores desta escola, especialmente da professora Cleidi Wilker, chamou a atenção dos pais que se mobilizaram para homenageá-los. Uma carta, escrita pela jornalista Guédria Baron, que é mãe do aluno Davi, foi entregue em mãos ao presidente da FIESC, Glauco José Côrte, em uma visita ao município de Brusque. Nela, a mãe destaca o trabalho da professora Cleidi e pede reconhecimento público.

Côrte chamou a atenção para a dedicação da professora além da sala de aula. “Junto com os pais, Cleidi acompanha o tratamento do Davi, que é realizado em Blumenau”, afirmou. “Temos incentivado essa participação dos pais, queremos que visitem as nossas escolas e conheçam os professores dos seus filhos. Isso vai nos ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade do ensino que oferecemos”, ressaltou Côrte.

“Exemplos assim devem nos servir de luz e inspiração e não podem permanecer entre as quatro paredes de uma sala de aula”, defendeu Guédria. “O Davi aprendeu a amar tanto este espaço (a escola) que tenho certeza que não abandonará a educação”, complementou. Cleidi agradeceu emocionada a homenagem. “Este troféu representa também a dedicação dos demais professores do SESI Escola e o quanto eu amo os meus pequenos”, falou, lembrando os seus alunos. A professora, que é mãe de três crianças, atua no SESI Escola desde 2010.

O jovem Esdras do Nascimento, que foi vencedor na categoria “Estagiário” do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio e é colaborador da Elian Têxtil, convidou o pai Sérgio Ferreira Machado, para falar sobre o incentivo à formação. “Ele sempre batalhou por um futuro melhor para mim”, afirmou Esdras. Aos 42 anos, Machado tinha cursado a escola até o 6º ano e não conseguia encontrar emprego. “Recolhi latinhas e vendi sorvete por muito tempo até que decidi concluir a educação básica, fiz dois cursos técnicos e cheguei a iniciar a faculdade de engenharia em São Paulo”, contou o pai de Esdras.

Ao surgir uma oportunidade de trabalhar na WEG, Machado mudou-se com a família para Santa Catarina e iniciou o curso superior em Gestão da Qualidade e, após concluir, quer fazer especialização (MBA) em Gestão Internacional. “Não tem como mudar as coisas sem ser pela educação. Abandonei vícios como o cigarro e a bebida e superei tudo isso para mostrar aos meus filhos que só dessa forma podemos crescer”, concluiu.

SESI Ciências – Ao todo, 12 unidades móveis distribuídas por todo o Estado e equipadas com recursos didáticos e tecnológicos integrarão o Programa SESI Ciências. A iniciativa estimula o contato do público geral com a ciência, por meio de 12 unidades móveis, equipadas com recursos didáticos e tecnológicos. Além disso, a ação pretende elevar o letramento científico. Cada unidade móvel contém artefatos científicos, vídeos que abordam conceitos da ciência, kits de experimentação, entre outros materiais que promovem a aproximação do participante com a ciência.

O diretor técnico do SESI/SC, Marco Aurélio Goetten, destaca que a iniciativa deve refletir na melhoria dos indicadores educacionais na área das ciências. "O programa deve promover o letramento científico dos estudantes por meio de uma proposta educacional moderna, diferenciada e inovadora. Dessa forma, queremos elevar o desempenho desses alunos nessa área do conhecimento", afirma.

Serão beneficiados pelo programa estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio das escolas que participarão do projeto Escolas Parceiras: Educação que faz sentido, do Movimento, terão acesso à unidade móvel. Além deles, trabalhadores da indústria e alunos dos cursos voltados para jovens e adultos também poderão utilizar as estruturas. Saiba mais sobre este projeto clicando aqui.

Aplicativo JEC – Em parceria com o jornal A Notícia, estudantes do SENAI em Joinville desenvolveram um aplicativo sobre o Joinville Esporte Clube (JEC). Eles tiveram contato com a equipe de TI do Grupo RBS e criaram uma ferramenta que permite acompanhar o desempenho do time nos campeonatos, títulos conquistados, escalação e as últimas notícias sobre o JEC. Este é o primeiro aplicativo de futebol desenvolvido em Santa Catarina.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC