Opinião: Uma Agenda para Todos

Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, sobre o lançamento Agenda Estratégica da Indústria para a Infraestrutura, publicado pelo Jornal Notícias do Dia, no dia 5 de dezembro.

Em reunião virtual, a FIESC lançará nesta segunda-feira (7), a Agenda Estratégica da Indústria para a Infraestrutura e a Logística Catarinense. É a sexta edição do estudo, que reúne propostas para todos os modais de transporte, considerando as matrizes: planejamento, investimento e política e gestão.

Apesar de ser denominada uma agenda da indústria, a iniciativa é de interesse de todos os setores da sociedade, pois o transporte e a logística são essenciais ao desenvolvimento socioeconômico.

Para a elaboração de tão complexo documento, procuramos a fundamentação técnica no esforço cotidiano da nossa equipe e de consultores de referência na área. Prioridades são definidas sem apegos regionais e considerando a grave restrição fiscal do governo, tanto no âmbito estadual quanto no federal.

Muitas propostas são recorrentes, como a necessidade de planejar de forma sistêmica e integrada a logística, considerando a intermodalidade, vocações explícitas como a atividade portuária, a qualidade da nossa produção e a complexa cadeia logística da indústria.

Na oportunidade lançaremos o projeto BR 282 + Segura e Eficiente, que trará subsídios para inclusão de investimentos em melhorias no Orçamento Federal, ou para um plano de concessão factível para a rodovia.

Destacamos também a Agenda Portos, as demandas de investimentos para cada modal, propostas para integridade do nosso patrimônio rodoviário e de corredores logísticos, incluindo os projetos ferroviários. Estão incorporadas, ainda, questões como a cabotagem e a política de transporte aéreo de passageiros e cargas.

O trabalho enriquece a discussão sobre a nossa logística. Não possui a pretensão de ser unânime, apesar de muitas propostas serem validadas por várias entidades no âmbito do nosso Conselho relacionado ao tema. Acreditamos que o objetivo maior é contribuir para unir esforços de todos os catarinenses para a construção de uma agenda uníssona e tecnicamente viável. Este é o maior desafio da logística catarinense.