“A arte mais importante do professor é a de despertar a alegria pelo trabalho e pelo conhecimento” (Albert Eistein).
O Professor sempre foi uma autoridade prestigiada no Brasil, não pela hierarquia de seu cargo, mas pelo reconhecimento do seu preparo e da importância de seu serviço. Respeitado pelos alunos, pelas famílias e pela comunidade. Era chamado de Mestre (“pessoa superior e de muito saber”, segundo o Aurélio). Infelizmente, isso mudou. Para pior.
O reconhecimento ao valor e à importância do Professor precisa ser resgatado. Felizmente, exemplos admiráveis de profissionais qualificados e dedicados à missão de ensinar surgem nas escolas e universidades de todo o Brasil, mostrando que, com boa gestão, é possível melhorar os níveis de qualidade também na educação em nosso País, o que deve ser enaltecido neste dia 15 de outubro, quando celebramos o Dia do Professor.
Anualmente, três dias antes, celebramos o Dia das Crianças e o Dia da padroeira do Brasil, a Senhora Aparecida. Essa, sim, uma associação perfeita. Nossa Senhora foi a primeira professora de seu filho, o menino Jesus, a quem ensinou os conceitos fundamentais de justiça e caridade, que marcaram a sua vida pública. Com José, o seu pai, aprendeu o ofício de carpinteiro. Maria e José, foram os seus carinhosos mestres, deixando-nos o legado da importância da família na educação dos filhos.
Hoje, as mudanças estruturais na sociedade e os avanços da tecnologia exigem novos currículos e novas metodologias. Tais mudanças e recursos, antes de distanciar, devem aproximar Professores, alunos, famílias e sociedade. Por isso, investir na formação continuada dos Professores, em termos de competências e habilidades, é uma prioridade urgente.
Os países que realizaram grandes reformas educacionais investiram em ações de qualificação e reconhecimento dos Professores. Resultados: conseguem os melhores desempenhos nas avaliações mundiais. O Brasil também precisa dar esse passo.
No seu dia, aos Professores, o nosso carinho.
Confira artigo do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, publicado nos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 14 de outubro