Florianópolis, 30.01.2026 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) assinou nesta sexta (30), durante reunião de diretoria da entidade, termo de parceria com o Instituto Padre Vilson Groh (IVG) para apoiar a implantação e a estruturação do Centro de Inovação Social do Instituto. A iniciativa é voltada à formação profissional, ao empreendedorismo e à geração de oportunidades para jovens da Grande Florianópolis.
O apoio firmado contempla a cooperação técnica da FIESC nos processos de compras e doações necessários à implantação do centro, incluindo itens como cobertura predial, sistemas hidrossanitário e elétrico, mobiliário, equipamentos e infraestrutura, além do suporte técnico para garantir eficiência, agilidade e boas práticas nessas aquisições.
A parceria também prevê a realização de capacitações em qualificação profissional e técnica, alinhadas às demandas do mercado de trabalho, bem como apoio à captação de recursos para o desenvolvimento e a operação do projeto, ampliando sua sustentabilidade e potencial de impacto.
Durante o ato de assinatura, o presidente da FIESC, Gilberto Seleme, destacou que a parceria vai além do apoio institucional.
“Não estamos falando de uma ideia ou de um projeto em discussão. Estamos falando de uma iniciativa pronta para sair do papel, com governança definida e foco em gerar resultados reais, como formação profissional, empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho”, afirma Seleme.
🧠 Projeto impulsiona formação de talentos
O centro terá capacidade para atender até 500 jovens, com foco na qualificação profissional, no desenvolvimento de competências empreendedoras e na conexão com demandas reais do mercado, inclusive nas áreas de tecnologia, inovação e serviços. A proposta é atuar de forma integrada com empresas, fornecedores e parceiros locais, priorizando agilidade, custo competitivo e eficiência nas contratações e aquisições necessárias à implantação.
Para o padre Vilson Groh, fundador do Instituto, a parceria reforça um modelo baseado em oportunidades e não em assistencialismo.
“Nosso trabalho é gerar caminhos reais de desenvolvimento. Acreditamos na construção conjunta entre setor produtivo, poder público e organizações sociais. A juventude tem talento, vontade e capacidade. O que precisa é oportunidade, formação e espaço para crescer”, destaca Vilson Groh.
Atualmente, projetos do Instituto já resultaram na formação de milhares de jovens que hoje atuam em hospitais de referência nacional, universidades, empresas e iniciativas empreendedoras. “Temos jovens das comunidades trabalhando no Hospital Sírio-Libanês, professores universitários, profissionais da saúde, do direito e da tecnologia. Isso mostra que investir em gente é investir no futuro da cidade”, completou o padre.
Apoio do setor produtivo
Representantes do empresariado catarinense também reforçaram o papel do setor produtivo na construção de soluções estruturantes para as cidades. Apoiadores da iniciativa, os empresários Walter Koerich, do Grupo Koerich, Felipe Cassol, da Cassol Centerlar, e Valério Gomes, do Grupo Portobello, participaram da assinatura do termo de parceria entre FIESC e IVG.
A parceria entre FIESC e Instituto Padre Vilson Groh prevê, ainda, a possibilidade de ampliação do modelo para outras regiões, a partir da articulação com as vice-presidências regionais da Federação e parceiros locais.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.
