Novo portal do Observatório FIESC traz inteligência de dados e amplia foco no usuário

Plataforma, que é acessada pelo endereço observatorio.fiesc.com.br, reúne dados da economia industrial catarinense, passou por atualização tecnológica, ganhou novas funcionalidades e uma interface focada no usuário. As novidades foram apresentadas em live, na manhã desta quinta-feira, dia 1°

Clique aqui e assista ao replay da live

Florianópolis, 1°.12.2022
- O novo portal do Observatório FIESC, lançado durante live, nesta quinta-feira, dia 1°, foi reformulado, ampliou o uso da inteligência de dados e o foco no usuário. A plataforma reúne dados da economia industrial catarinense e passou por atualização tecnológica, ganhou novas funcionalidades e uma interface mais amigável. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, salientou que os dados analisados pelo Observatório orientam a entidade e a indústria na realização de prognósticos e na tomada de decisão. “As informações que a FIESC repassa ao setor são uma importante ferramenta de desenvolvimento. A plataforma traz dados e análises aprofundadas. Então, o Observatório é um importante instrumento de informação, tanto para a indústria quanto para a sociedade”, afirma.

🔹 A plataforma tem ampla base de dados gratuita e pode ser acessada mediante cadastro no endereço: observatorio.fiesc.com.br

As mudanças realizadas na plataforma trouxeram mais segurança, rapidez na atualização das páginas e design exclusivo. Tudo isso dá ao usuário uma melhor experiência de navegação. O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, explica que o uso de inteligência de dados é essencial para ajudar a elevar a competitividade das empresas. “Hoje estamos lançando as novas configurações de interface, reconhecendo que, além da questão da informação e a estruturação de dados, uma outra questão fundamental é o foco no usuário para que ele possa utilizar da melhor maneira a plataforma. Estamos muito animados com a possibilidade de ampliar cada vez mais essa interface amigável aos produtos e serviços que atendem, de fato, as necessidades da indústria”, disse.

A gerente-executiva do IEL/SC, Eliza Coral, informou que em 2022 o Observatório FIESC completou dez anos. “Nos últimos dois anos, investimos R$ 4 milhões no Observatório para modernização da infraestrutura tecnológica, adquirir base de dados, avançar nas análises mais complexas, além de criar o espaço de experiência D.Lab, que será lançado em breve.

O gerente-executivo do Observatório Nacional da Indústria da CNI, Márcio Guerra, destacou que o Observatório FIESC integra a rede de observatórios da indústria. “E Santa Catarina é um parceiro desde o início da concepção desse projeto e tem nos ajudado muito a orientar a rede”, disse.

👩‍💻 O que tem no Observatório: A plataforma reúne dados como: mercado de trabalho, comércio exterior, atividade econômica, produção, vendas e estoque industrial, índice de confiança, índice de intenção de investir, além dos principais indicadores de 16 setores industriais e o Atlas da Competitividade. Durante a navegação, o usuário consegue fazer pesquisas de dados regionais e aplicar filtros que permitem obter informações específicas.