No Oeste, mais de 500 líderes concluem formação oferecida pelo SESI

Entidade anuncia nova etapa do curso que conta com a participação do gestor Rogério Chér

Chapecó, 30.11.2015 – Ter uma conversa com o objetivo de apontar os erros do colaborador e corrigi-lo, o famoso feedback, é uma técnica que está ficando ultrapassada. Foi isso que perceberam os 536 profissionais, do Oeste e Extremo-Oeste, que participaram da primeira edição do programa SESI Celebra: reconhecendo líderes que engajam e inspiram. Vinte e três turmas da região concluíram a atividade que têm como base o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). A entrega dos certificados ocorreu na noite da última sexta-feira, 27, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Em todo o Estado, três mil líderes participaram do treinamento no segundo semestre deste ano.

A arquiteta Joseline Schmitz trabalha na imobiliária e construtora da família há 11 anos. É responsável por 60 colaboradores. Ela conta que o curso mostrou as diferenças entre lideranças e auxiliou principalmente os jovens administradores que encontram desafios diários à frente de suas equipes. “Durante o curso já conseguimos aplicar as técnicas em nossas empresas. O feedback é muito importante para que o líder saiba o que está realmente acontecendo na empresa para tomar atitudes que levem o grupo ao sucesso”, avaliou.

Foi esse entendimento que norteou a palestra Líderes que inspiram felicidade autêntica, ministrada por um dos mais conhecidos gestores de recursos humanos, Rogério Chér. O administrador afirmou que há três formas de viver profissionalmente: encarando o trabalho como obrigação, percebendo a carreira como trajetória para vencer e progredir ou entendendo a vocação como fonte de satisfação e realização através de uma função útil. O palestrante apontou a última opção como ideal. No entanto, é necessário o autoconhecimento.

Segundo Chér, o trabalhador precisa perceber os significados do seu cargo. Ele defende que a história de vida de uma pessoa influencia no desempenho profissional dela. Um segredo da boa liderança é conectar a equipe através do que cada um viveu até aquele momento. “Um líder não pode ser um zumbi trancado no porão porque não conhece seus limites e seus ‘poderes’. Dessa maneira, um gestor nunca será incoerente na empresa”, destacou.

Ele finalizou com dados de uma pesquisa que mostra que as pessoas sentem muito mais prazer em executar um trabalho voluntário quando comparado a um benefício financeiro. Para se chegar ao mesmo nível de satisfação, o líder precisa “injetar significados na veia do trabalhador para que ele exerça sua função com emoção e repasse esse sentimento de bem estar ao cliente”, sugere Chér.

Para dar sequência ao aprendizado, o SESI oferecerá ainda o PDL avançado, chamado de Master Liderança. O novo módulo contempla os seguintes temas: Liderança Autoconsciente, Gestão de Mudanças, Atitude Empreendedora e DNA dos Inovadores. O vice-presidente da FIESC para o Oeste, Waldemar Antônio Schmitz, explicou que novas turmas sempre estão em formação. “Selecionamos esses temas para os cursos porque são demandas que recebemos dos empresários. Sempre desenvolvemos conteúdos que proporcionem resultados imediatos. É uma oportunidade para juntos elaborarmos estratégias vencedoras”, considerou Schmitz.

O diretor regional do SESI em Chapecó, Claudemir José Bonato, avalia que as indústrias regionais já compreenderam a importância de ter colaboradores mais satisfeitos para que os resultados sejam maiores. “Nossos empresários têm a capacidade de enxergar oportunidades e conduzir o seu time ao sucesso da corporação. Precisamos de profissionais renovados e felizes especialmente neste momento que o País enfrenta”, avaliou Bonato.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina