No 28 de agosto, saiba o que é voluntariado corporativo e o que a FIESC faz a respeito

Dia Nacional do Voluntariado foi criado pela Presidência da República para reconhecer aqueles que ajudam os outros sem exigir nada em troca

Florianópolis, 28.08.2024 – Uma lei assinada em 1985 pela Presidência da República estabelece 28 de agosto como o Dia Nacional do Voluntariado. Trata-se de reconhecimento às pessoas que ajudam os outros sem exigir nada em troca.

No Brasil, uma das modalidades que mais crescem é o voluntariado corporativo, aquele organizado por empresas para ajudar a atender necessidades das comunidades de seu entorno.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) é adepta do voluntariado corporativo. Desde 2012, mantém um programa de voluntariado, o Eu Voluntário, por meio do qual mobiliza colaboradores, pessoas da comunidade e parceiros para ações do bem.

AÇÕES

De janeiro a julho deste ano, o programa mobilizou 2,7 mil horas de trabalho voluntário em Santa Catarina. A atividade mais comum é a produção de mantas e outras peças têxteis para doar a pessoas em vulnerabilidade social ou atingidas por enchentes (6,9 mil foram feitas no período).

Mas existem outras, como suporte para crianças de casas de acolhimento, cursos para idosos, apoio a organizações sociais, campanhas de doação de sangue e recolhimento de lacres de alumínio para compra de cadeiras de rodas.

COMITÊS

Por meio do Eu Voluntário, a FIESC tem articulado a criação de comitês internos de voluntariado. Onze já foram criados em todas as regiões do Estado. A meta são 17 até o fim deste ano.

Os comitês são formados por colaboradores que se reúnem regularmente, identificam oportunidades de ajuda nas cidades onde trabalham e procuram alguém disposto a ajudar.

ENGAJAMENTO

O voluntariado corporativo também ajuda as empresas que o incentivam. No geral, segundo o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, elas costumam registrar melhora nas relações interpessoais, mais engajamento dos colaboradores e maior sensação de pertencimento à organização.

No Brasil, mostra pesquisa do conselho, empresas com até mil colaboradores são as que mais mobilizam voluntários. As ações mais comuns focam crianças, mulheres e meio ambiente. A média anual por trabalhador participante é de 12 horas de voluntariado.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas