Florianópolis, 01.07.2025 – De janeiro a junho deste ano, 352 jovens atendidos pelo programa Novos Caminhos foram encaminhados ao mercado de trabalho em Santa Catarina.
O número inclui vagas de carteira assinada, estágio e aprendizagem industrial (combina curso com trabalho), e representa aumento de 8,13% em relação ao mesmo período de 2024, com 325 encaminhamentos.
O Novos Caminhos é um programa de responsabilidade que leva saúde, educação e trabalho a crianças, adolescentes e jovens de serviços de acolhimento do estado.
Os atendidos precisam deixar os lares provisórios quando completam 18 anos de idade, por isso a importância de conseguirem trabalho para terem uma vida autônoma e independente.
➡️ Visite o site de responsabilidade social da FIESC
FORMAÇÃO
O balanço também mostra que 667 jovens concluíram cursos de formação profissional no primeiro semestre deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 545.
Os cursos mais comuns foram informática, conserto de eletrônicos, robótica, mecânica de motos, mecânica industrial, costura, marketing e logística. A maioria é oferecida pelo SENAI/SC.
➡️ Acompanhe outras ações pelas redes sociais
SOBRE
O Novos Caminhos foi criado em 2013 em parceria entre Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC).
Os jovens atendidos foram enviados aos lares provisórios, pela Justiça, por medida de proteção, porque em casa enfrentavam problemas como violência doméstica, morte dos pais ou abandono dos responsáveis.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas