Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Mudanças na geopolítica mundial geram oportunidades para a indústria de SC

Vice-presidente da FIESC falou sobre o tema na abertura da 13ª da Intermach, em Joinville; entidade promove o Cintec - Congresso de Inovação e Tecnologia e tem um amplo estande com tecnologias interativas com o público visitante

Joinville, 13.9.2022 - A indústria catarinense e brasileira precisa aproveitar as oportunidades que se abrem na cadeia global de suprimentos, configurada a partir das mudanças geopolíticas mundiais. A afirmação foi feita pelo vice-presidente da FIESC para a região Norte-Nordeste, Evair Oenning, nesta terça (13), em Joinville, durante a abertura da 13ª edição da Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica.

::: Clique aqui para se inscrever no CINTEC – Congresso de Inovação e Tecnologia

O evento, que prossegue até o dia 16 e é organizado pela Messe Brasil, conta com o apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), (Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço NAcional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Na quinta (15), será realizado o Congresso de Inovação e Tecnologia - CINTEC, que é promovido pelos Institutos SENAI de Inovação.

“Santa Catarina possui atualmente em torno de 7,5 mil indústrias metalmecânicas, de metalurgia ou de máquinas e equipamentos, que respondem por mais de 100 mil empregos e geraram mais de 4 mil vagas de trabalho em 2022”, destacou o vice-presidente da FIESC para a região Norte-Nordeste, Evair Oenning. “Acontecimentos como a Guerra na Ucrânia estão apressando transições no cenário econômico mundial e gerando novas oportunidades para indústrias de todo o mundo”, acrescentou. 

Tecnologia e interatividade com os visitantes

Entre as atrações tecnológicas e interativas do estande da FIESC está a réplica do carro utilizado pelo Ayrton Senna no GP de F1 em Interlagos, em 1993. O carro, que pesa 200 kg, estará acoplado a um robô Kuka, utilizado para manipular peças na indústria, tecnologia utilizada nos cursos do SENAI. O espaço contará também com um scaner em 3D para demonstrar como os estudantes têm acesso a tecnologias de engenharia reversa.

Outra atração do espaço da federação será o Centro de Usinagem e um robô, que farão a simulação de uma aplicação da indústria 4.0. Quem visitar o estande da FIESC também poderá desfrutar de uma experiência em metaverso, com óculos 3D de realidade virtual. 

Os visitantes da Intermach poderão ainda conhecer o robô “artista”. A partir de programação prévia, a máquina irá pintar quadros.

Congresso

A programação do Congresso inclui apresentação de cases aplicados de Robótica, Transformação Digital, Processamento de Materiais a Laser e Caracterização de Materiais. Os painéis terão a participação de parceiros tecnológicos dos institutos, referência em suas áreas de atuação, que também vão mostrar seus produtos e as tendências do mercado. A inscrição gratuita pode ser feita no site da Intermach.

​​​​​​
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR


 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn