Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Maquete da Boate Kiss ajuda alunos do SENAI a estudar quesitos de segurança

Iniciativa de estudantes de Chapecó integra o Mundo SENAI e tem o objetivo de analisar as falhas que provocaram a tragédia de Santa Maria-RS, em janeiro de 2013


Florianópolis, 10.9.2015 – Estudantes dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e em Edificações do SENAI em Chapecó se uniram para o desenvolvimento do projeto da “Maquete e Simulado da Boate Kiss”, cujo objetivo é analisar as falhas estruturais e de gestão e estudar melhorias que poderiam ter evitado a tragédia que vitimou 242 pessoas, na cidade gaúcha de Santa Maria, em janeiro de 2013. O projeto é apresentado ao público durante o Mundo SENAI, evento que ocorre nas unidades da instituição em todo o País nesta quinta e sexta-feira (dias 10 e 11 de agosto), para aproximar a educação profissional e a comunidade. A iniciativa tem o propósito de levar os estudantes a aplicar o conhecimento em situações práticas do cotidiano.

A ideia de simular o ambiente onde ocorreu uma das maiores tragédias da história do Brasil surgiu no curso de segurança no trabalho, como estratégia de criar uma situação real de aprendizagem, seguindo a política pedagógica do SENAI. Pela especificidade do projeto, surgiu a ideia de convidar os estudantes do curso de edificações, integrando-os à pesquisa. 

Na estrutura de 90 m², foram criados dois ambientes, nos quais os visitantes poderão visualizar as situações incorretas e o recomendável. No primeiro caso ficam evidentes as dificuldades de acesso em corredores e portas irregulares. Na condição correta, o ambiente é adequado a comportar o elevado número de pessoas, com sinalização e saídas de emergência, conforme as normas regulamentadoras da ABNT. O objetivo não é destacar a tragédia por si só, mas proporcionar que visitantes e alunos consigam comparar os ambientes e que atentem as normas de edificações e segurança nos ambientes que poderão evitar outros acidentes.

Entre os serviços oferecidos gratuitamente durante o Mundo SENAI há palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visitas guiadas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria. O vice-presidente da FIESC para a região Sudeste, Tito Alfredo Schmitt, acompanhou a abertura do evento em São José e afirmou que o ensino técnico abre uma série de oportunidades de trabalho. “É essencial que as pessoas percebam como o SENAI prepara o indivíduo e dá ferramentas para a construção de uma carreira na indústria. Nas unidades da Grande Florianópolis os alunos estão apresentando mais de 80 projetos", acrescenta Schmitt.

Veja abaixo algumas atividades previstas em SC:

Itajaí – Visita aos laboratórios de usinagem, manutenção mecânica, solda, eletricidade, identificação por radiofrequência (RFID), simuladores e a unidade móvel de NR 35 – que regulamenta o trabalho em altura. Os alunos da aprendizagem industrial apresentam projetos sobre o processo de armazenagem, moda com looks inspirados no tema veleiro, e realizam ainda workshop sobre alimentação saudável, com alimentos sem glúten, com grãos e biomassa produzidos pelos estudantes. No dia 11, a unidade promove encontro com profissionais de recursos humanos para aproximar ainda mais as indústrias e o SENAI.

Brusque - Alunos dos cursos de aprendizagem industrial do segmento têxtil organizarão um desfile com as criações elaboradas ao longo do primeiro semestre. Os estudantes também conduzirão visitas monitoradas à unidade do SENAI. 

Indaial, Pomerode e Timbó – Estão expostos mais de 20 projetos integradores. As unidades realizam ainda reunião de pais para identificar potenciais assuntos a serem abordados nos encontros da campanha Pais pela Educação. 

São Miguel do Oeste – O SENAI promove café com empresários e imprensa no dia 10, às 18h30, para apresentar projetos desenvolvidos por alunos da unidade. 

Chapecó – Além de expor trabalhados elaborados por estudantes (como a maquete da Boate Kiss), a entidade oferece minicursos sobre manipulação de alimentos, manutenção automotiva para mulheres, noções de combate ao incêndio, entre outros. 

Concórdia - Para mostrarem as ações que desenvolvem no dia a dia à comunidade, os alunos do SENAI passaram por um treinamento. Em Concórdia, além da mostra dos projetos desenvolvidos pela instituição, os alunos e a comunidade podem acompanhar apresentações culturais e conhecer a estrutura da unidade.

Florianópolis - Os projetos desenvolvidos pelos estudantes pertencem às áreas de desenvolvimento de games, automação industrial, redes de computadores entre outras.  Programação inclui visita aos laboratórios de automação, redes e informática; exposição tecnológica do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, com impressora 3D, simulador de solda, drone e contador de pessoas. Durante o Mundo SENAI, a unidade promove um simulado da Olimpíada do Conhecimento, onde os competidores mostrarão ao público suas habilidades.

Criciúma - Ao todo, são esperados cerca de 2 mil alunos das escolas da região para a visitação que ocorre no período da manhã, das 8h30 às 11h30, à tarde, das 13h30 às 17h e à noite das 19h30 às 22h. Os alunos poderão visitar atividades como mostra de trabalhos do vestuário, segurança do trabalho, cerâmica, construção civil, olimpíada do conhecimento, pedreiro, desenho mecânico, Manutenção de microcomputadores e redes locais e inspetor de qualidade.

As cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul realizarão o Mundo SENAI durante a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre de 26 a 30 de outubro. Saiba mais sobre a programação do Mundo SENAI em www.mundosenai.com.br. Mais informações, no telefone 0800 48 1212.


Ivonei Fazzioni
Assessoria de Imprensa - FIESC
ivonei@fiesc.com.br
(48) 3231 4673 - (48) 8421

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.