Ações resultaram na reciclagem de 7,4 toneladas de roupa e na redução de até 98% no volume de água utilizado para a produção de jeans

Florianópolis, 25.08.2025 - O Grupo Malwee celebra a conquista dupla no 31º Prêmio Expressão de Ecologia, uma das mais prestigiadas premiações ambientais do Brasil. O prêmio reconhece as melhores práticas em sustentabilidade e preservação ambiental, e o Grupo Malwee foi escolhido por duas iniciativas inovadoras: o projeto “Fio do Futuro”, na categoria Reciclagem e voltado à economia circular na moda, e o “Lab Malwee Jeans”, que se destacou na categoria Conservação de Água com sua tecnologia de lavanderia 5.0.

Fio do Futuro

Lançado em 2022, o projeto “Fio do Futuro” é um exemplo pioneiro de reciclagem de roupas usadas para a criação de novos fios têxteis, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da indústria da moda. A partir da reciclagem de roupas usadas, o projeto transformou 7,4 toneladas de roupas em 4.403 novas peças de vestuário, utilizando uma composição de 85% de roupas recicladas e 15% de fibra complementar. Cada peça fabricada com o "Fio do Futuro" consome 30% menos água, emite 44% menos CO₂ e utiliza 45% menos terra, contribuindo significativamente para a redução da pegada ambiental da empresa.

A parceria estratégica com a Cruz Vermelha São Paulo e o Grupo Eurofios permitiu a coleta e transformação das roupas usadas em fios reciclados, utilizados em novas coleções de vestuário do Grupo Malwee. Esse processo não só diminui a dependência de matérias-primas virgens, mas também promove a conscientização sobre a importância do reaproveitamento de recursos na indústria da moda.

Resultados e Impacto

O projeto resultou em 1.624 peças de moletom produzidas em 2022, com uma redução significativa de impactos ambientais. Em 2023, foram produzidas mais 1.159 peças, e em 2024, outras 1.620, demonstrando o sucesso e a escalabilidade do modelo. Além disso, a iniciativa gerou impacto social positivo ao apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade por meio do programa “Menos Resíduo, Mais Renda”.

Lab Malwee Jeans

Desde 2019, o Grupo Malwee também tem se destacado na conservação de água com o projeto Lab Malwee Jeans, sediado em Jaraguá do Sul (SC). Trata-se da primeira lavanderia 5.0 da América Latina, equipada com tecnologias de ponta que reduzem em até 98% o consumo de água em comparação aos métodos convencionais na produção de jeans. A produção de uma calça pode ser feita com apenas um copo d’água (300 ml), enquanto lavanderias tradicionais utilizam até 100 litros por peça.

Com investimentos em equipamentos da Jeanologia, o Lab substituiu processos convencionais por tecnologias como aplicação de produtos por nanobolhas, ozônio e laser, eliminando a necessidade de químicos agressivos como o permanganato de potássio. Além de proteger o meio ambiente, essas soluções reduzem riscos ocupacionais e garantem qualidade e estilo aos produtos.

Impacto e Resultados

Desde sua operação em 2020, o Lab já fabricou mais de 771 mil peças de jeans com expressiva economia de água. Em 2021, foram produzidas 34.044 peças com apenas um copo d’água; em 2022, esse número saltou para 45.733, economizando mais de 4 milhões de litros de água só nesse ano. Em 2023, a produção superou 340 mil peças, mantendo a performance sustentável. Em três anos, o Lab Malwee Jeans já economizou cerca de 12,5 milhões de litros de água, mostrando que é possível unir tecnologia, moda e responsabilidade ambiental.

Prêmio Expressão de Ecologia

Os projetos da Malwee foram selecionados pelo júri da premiação entre 151 iniciativas inscritas em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este prêmio reflete o compromisso contínuo do Grupo Malwee com práticas inovadoras e sustentáveis, que não apenas reduzem os impactos ambientais, mas também geram benefícios sociais. A entrega oficial do troféu Onda Verde será realizada no dia 27 de setembro de 2025, no Jurerê Beach Village, em Florianópolis (SC).

Sobre o Grupo Malwee

Fundado em 1968, o Grupo Malwee é um dos principais nomes da indústria têxtil brasileira, sendo reconhecido por seu compromisso com a qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social. Com sede em Jaraguá do Sul, o grupo se dedica a promover práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de produção, sempre com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Conheça os projetos vencedores do 31º Prêmio Expressão de Ecologia: 
editoraexpressao.com/ecologia/vencedores-por-edicao/

Com informações da Editora Expressão.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn