Mais de 200 trabalhadores da Tupy concluem a educação básica

Ao longo do ano, 5 mil trabalhadores da indústria catarinense finalizaram cursos oferecidos pelo SESI para a formação de jovens e adultos

Florianópolis, 10.12.2015 – O Programa Tupy de Formação Escolar Básica, uma parceria entre a Tupy, de Joinville, e o SESI, entidade da FIESC, formou 212 alunos nesta terça (8). São estudantes com idades entre 25 e 60 anos, que receberam o diploma de conclusão da educação básica. Apenas em 2015, mais de 5 mil trabalhadores da indústria catarinense concluíram cursos que elevaram a escolaridade básica.

O esmerilhador Bruno Wesley Pereira Dias, de 22 anos, é um dos alunos que vão receber o diploma. Ele é natural de Nova Londrina (PR) e, há dois anos, veio para Joinville para estudar e trabalhar. Na cidade natal, precisou abandonar a escola para ajudar no sustento da família. “Quando cheguei aqui, consegui um emprego na Tupy e imediatamente fiz minha matrícula para voltar a estudar”, explicou. Após um ano e meio participando do programa, Dias terminou os estudos, tentou vestibular e foi aprovado em engenharia de produção. “Eu diria para as pessoas nunca desistirem. Vim para cá e não sabia direito o que ia acontecer. Recebi apoio da Tupy, da minha família, e de colegas do setor. E agora vou fazer faculdade em 2016”, salientou.

Na Tupy, o programa teve início em 1984, com o objetivo de qualificar os colaboradores tanto no nível pessoal quanto profissional. A empresa oferece a infraestrutura para os cursos e o SESI executa as aulas. O curso conta com um programa completo de até dois anos. Além dos trabalhadores, o programa é aberto a dependentes e pessoas da comunidade, de forma gratuita. As aulas são ministradas em prédio localizado numa das entradas do parque fabril da empresa que é líder global do mercado de blocos e cabeçotes de ferro para motores. Com capacidade para 1,5 mil alunos, o local possui salas de aulas equipadas, laboratórios, sala de leitura e infraestrutura adaptada para receber pessoas com deficiência. Em mais de 30 anos, o programa já recebeu 4.288 matrículas e 180 turmas já concluíram os estudos.

O programa foi reconhecido em novembro no Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC), na categoria Gestão de Pessoas. A elevação da escolaridade do trabalhador é uma das metas do Movimento A Indústria pela Educação, liderado pela FIESC. Atualmente, 55% dos industriários catarinenses possuem educação básica completa e as entidades da FIESC, com o apoio do setor produtivo, pretendem ampliar para 63% até 2017.