Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Logística: conheça a área que mais deve empregar na indústria de SC até 2027

Mapa do Trabalho Industrial estima que, no período, cadeia do setor produtivo no estado precisará de 224,9 mil profissionais neste setor; SENAI/SC tem cursos

Florianópolis, 11.11.2024 – Logística é a área da indústria que mais vai precisar de trabalhadores de 2025 a 2027, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O documento estima que, no período, a cadeia industrial catarinense precisará de 224,9 mil trabalhadores nesta área, em funções como técnico de controle de produção, almoxarife, armazenista e motorista de veículos de cargas.

Para ajudar quem procura trabalho e esteja considerando o setor de logística, a Indústria News pesquisou sobre o tema e lista abaixo oito perguntas e respostas a respeito.

>>> Confira página de SC no Mapa do Trabalho Industrial

>>> Para mais conteúdos como este, siga a Indústria News

1) O que é logística?
Em empresas, é a área que controla transporte, armazenamento, estoque e distribuição, de modo que produtos e serviços cheguem no prazo e nas condições adequadas.

2) O que faz o profissional da área?
Entre outras tarefas, cuida da gestão de transporte (escolhe o transporte adequado às mercadorias, se rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo), armazenagem e distribuição (pensa os estoques e define localização dos centros de distribuição) e planejamento e controle de produção (define processos para que os produtos sejam fabricados e entregues no prazo).

3) Onde o profissional de logística pode trabalhar?
A indústria costuma ser o principal empregador. Outros são empresas de transportes, empresas de e-commerce, centros de distribuição, distribuidoras, portos, aeroportos e até o setor público, com gestão de suprimentos.

4) Quais são as principais habilidades?
Como se trata de uma área ligada a processos, é necessário que o profissional tenha organização, capacidade de planejamento, visão estratégica, habilidade para resolver problemas e diálogo com públicos diferentes.

Escolher o transporte adequado às mercadorias é um dos desafios de quem trabalha no setor (Freepik)

5) Qual a rotina do profissional?
Pode variar em função da empresa, da época do ano e da mercadoria com que se trabalha, mas no geral inclui monitorar pedidos, coordenar transportes, gerenciar estoques, acompanhar o fluxo de mercadorias, otimizar processos e resolver problemas logísticos.

6) Quanto ganha um profissional do setor?
No Brasil, um operador de logística (cargo básico) ganha de R$ 2,5 a R$ 3 mil, segundo estimativa do portal Glassdoor, que leva em conta salários declarados pelos usuários. O valor pode subir, dependendo do cargo e das responsabilidades.

7) Como me tornar um profissional de logística?
Não existe caminho único. Algumas empresas podem exigir formação completa na área, o que inclui ensino superior. Mas é comum ingressar no mercado apenas com cursos técnicos ou migrando de área dentro da empresa.

8) O SENAI/SC tem cursos na área?
Sim. Há opções EAD e presenciais, dependendo da cidade. Alguns deles são Planejamento e controle da produção, Noções de logística internacional, Qualidade e produtividade e Controle de produção, qualidade e produtividade. Mais detalhes neste link.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn