Para atender demanda da indústria, SC terá de qualificar 953 mil trabalhadores até 2027

Mapa do Trabalho Industrial mostra que logística, construção, manutenção e metalmecânica serão as áreas com maior demanda por novos profissionais

EMBARGADO ATÉ SEGUNDA (21), ÀS 10h

Florianópolis, 21.10.2024 – Para atender a demanda da indústria de Santa Catarina nos próximos três anos, será necessário qualificar 953,4 mil trabalhadores entre 2025 e 2027, indica o Mapa do Trabalho Industrial divulgado nesta sexta (18) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo mostra que o estado precisará de 151,1 mil profissionais com uma nova formação para atender o ritmo de criação de empregos e a reposição de pessoas que deixarão o mercado de trabalho formal.

As projeções também mostram que 802,3 mil trabalhadores precisarão de treinamento e desenvolvimento para atualizarem as competências nas funções que já desempenham na indústria e que também são demandadas por outros setores.

>>> INFOGRÁFICO: confira a íntegra do Mapa do Trabalho Industrial

A qualificação envolve o desenvolvimento de competências técnicas (domínio de máquinas, equipamentos e softwares), comportamentais (pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação) e ações de saúde e segurança no trabalho.

Fabrízio Pereira, diretor do SENAI/SC, diz que o Mapa mostra a importância da qualificação contínua.

A indústria é um setor dinâmico, em sintonia com tecnologias do momento, e seus colaboradores precisam estar preparados para este dinamismo.”

Pereira observa que trabalhadores qualificados melhoram a própria condição e ajudam a impulsionar a atividade econômica. “O mundo do trabalho se transforma rapidamente, e as habilidades dos trabalhadores precisam acompanhar este movimento.”

Em Santa Catarina, existem 60 mil indústrias. Elas empregam 900 mil pessoas e representam 27% da economia.

Mapa do Trabalho Industrial
Reprodução de página do Mapa do Trabalho Industrial; para conferir a íntegra, clique aqui

ATIVIDADES

O Mapa do Trabalho Industrial também mostra as áreas que, entre 2025 e 2027, terão maior demanda por profissionais:

Logística e Transporte (224,9 mil), com oportunidades para técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas, entre outros.

Operação industrial (116,3 mil), que são profissionais que atuam como alimentadores de linhas de produção, embalagem, etiquetagem, trabalhadores de carga e descarga de mercadorias.

Metalmecânica (86,5 mil), com a necessidade de montadores de veículos automotores (linha de montagem), trabalhadores de soldagem e corte de ligas metálicas, trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos.

Construção (77,5 mil), para atuar como profissionais na operação de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria, fundações, entre outros.

Têxtil e Vestuário (70 mil), com necessidade de operadores de máquinas para costura de peças do vestuário, trabalhadores da preparação da confecção de roupas, operadores de tear e máquinas similares.

NACIONAL

No país, para atender a demanda da indústria até 2027, será necessário qualificar 14 milhões de profissionais: formação de 2,2 milhões novos trabalhadores e requalificação de 11,8 milhões que já estão no mercado.

>>> VÍDEO: confira análise do Observatório Nacional da Indústria

No período, as áreas que mais devem contratar serão logística e transporte (474,6 mil), construção (364 mil), manutenção e reparação (179,4 mil), operação industrial (181 mil) e metalmecânica (175,4 mil).

Imagem do Mapa do Trabalho Industrial

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO MAPA

1) Delimitação do emprego na indústria e ocupações correlatas – seleciona-se o volume de vínculos formais projetados para a indústria como um todo, além de ocupações correlatas em outros setores econômicos, como agropecuária e serviços.

2) Estimativa da demanda por formação industrial – com base na estrutura do emprego formal projetado e na necessidade de formação de profissionais, estima-se a demanda por qualificação na área industrial e correlatas.

3) Projeção do emprego formal até 2027 – estima-se o nível de emprego formal por área de atuação profissional e setor. As projeções utilizam modelos de séries temporais, testando diferentes especificações e selecionando a de melhor ajuste para cada série.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas