Florianópolis, 29.09.2025 - A Lightwall Brasil, fabricante de imóveis pré-moldados com sede em Pernambuco, inaugurou em Brusque sua quarta fábrica no País. Segundo a empresa, a cidade no vale do Itajaí-Mirim foi escolhida por reunir fatores como tradição industrial, mão de obra qualificada, proximidade a portos e rodovias e inserção em um polo de inovação.
Com 5 mil metros quadrados, a nova unidade abre 70 postos de trabalho e tem capacidade para produzir mais de 150 mil metros quadrados de painéis por ano, volume suficiente para atender mais de 20 mil unidades habitacionais. O investimento inicial foi de R$ 80 milhões, com previsão para chegar a R$ 200 milhões nos próximos anos.
"A nova fábrica em Brusque consolida a presença da construção industrializada no Sul do país, amplia a capacidade produtiva e abre espaço para novos contratos e exportações. Esse avanço pode reduzir custos e acelerar a entrega de moradias", afirma Marcus Fernando, CEO da Lightwall Brasil. A unidade foi inaugurada na última quarta-feira (24).
Mudanças na construção civil
A Reforma Tributária, que começa a ser implementada em 2026, vai provocar mudanças estruturais no setor da construção civil, com impactos para construtoras e incorporadoras. Em evento realizado na FIESC agora em setembro, especialistas destacaram que a industrialização dos processos construtivos será um dos efeitos da reforma. Os ganhos possíveis com o uso de módulos e sistemas prontos é o aumento da agilidade e a produtividade, além da redução de custos com desperdício de materiais, por exemplo.
Com informações da Lightwall e do Governo do Estado.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.