Florianópolis, 27.7.2023 - A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, celebra os 15 anos de duas certificações de excelência em manejo florestal e de cadeia de custódia concedidos pelo Forest Stewardship Council (FSC®) para as florestas de pinus em Santa Catarina, a maior área da companhia.
O selo verde FSC® garante ao consumidor que o produto foi fabricado com matéria-prima proveniente de florestas bem manejadas e certificadas. Este processo exige garantias de controle de procedência, do manuseio e do rastreamento da matéria-prima utilizada em todas as etapas da produção, desde a floresta até o produto final.
A Irani conta com quase 34 mil hectares de terras, sendo 82,4% no Meio-Oeste catarinense (Água Doce, Catanduvas, Vargem Bonita, Ponte Serrada e Irani). As unidades florestais suprem a demanda de madeira para a produção de celulose e energia nas fábricas de papel e embalagem de SC, e a demanda de resina para a produção de breu e terebintina no RS, além de comercializar madeira no mercado regional.
O diretor de Negócios Papel e Florestal, Henrique Zugman, destaca que as florestas são a essência dos negócios da Irani. "Com manejo certificado pelo FSC® desde 2008 e licenças ambientais expedidas pelos órgãos competentes, temos a garantia de que as operações são adequadas, preservando a biodiversidade e respeitando os trabalhadores e as comunidades no entorno", explica o executivo.
Esse trabalho integra os compromissos ESG da Irani até 2030, em alinhamento à agenda global da ONU e que prevê aumentar em 20% o saldo positivo entre emissões e remoções dos GEE.
Fonte: Irani.