Florianópolis, 14.05.2025 – O Instituto Collaço Paulo, em Florianópolis, apoiado pelo SESI/SC, abre nesta quinta (15) a exposição Sintomas do Agora, com entrada gratuita até 14 de novembro.
A mostra reúne 48 obras de diferentes períodos e materialidades, além de artefatos indígenas e mapas, com foco nas urgências contemporâneas.
O acervo inclui trabalhos icônicos e inéditos da arte internacional, brasileira e catarinense, com nomes como Miguel Afa, Renata Leoa, Silvana Mendes, Anna Bella Geiger, Guignard, Tomie Ohtake, Maria Martins, Portinari, Debret e Schwanke.
Distribuída em seis núcleos temáticos, a mostra aborda questões como cidadania, mudanças climáticas, multiculturalismo, consumo e subjetividade.
Obras de artistas de Santa Catarina também ganham destaque, como Eli Heil, Paulo Gaiad, Rubens Oestroem e Fernando Lindote.
Desde 2022, o Instituto Collaço Paulo promove arte e educação com foco em crianças e já recebeu mais de 7 mil alunos em visitas educativas.
A exposição está instalada no Centro de Artes e Educação do Instituto Collaço Paulo, na Rua Desembargador Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas