Instituições de fomento detalham iniciativas de apoio à inovação

FIESC sediou, nesta quinta-feira dia 5, evento do SEBRAE e CNI que apresentou portal que concentra oportunidades de incentivo à projetos inovadores para indústrias de SC

Florianópolis, 05.09.2024 - Disseminar as oportunidades de apoio a projetos de inovação - desde o aporte de recursos não reembolsáveis até financiamento e apoio não financeiro, como capacitações, consultorias e até de infraestrutura, é o objetivo da plataforma MEItools, apresentada nesta quinta-feira, dia 5, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae na sede da Federação das Indústrias de SC (FIESC) em Florianópolis.

O evento reuniu instituições de fomento nacionais e locais para apresentar também os mecanismos de apoio à inovação no ambiente industrial. Participaram do encontro representantes da Finep, Sebrae, BNDES, Embrapii, Institutos SENAI e também o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

MEITools

O analista da CNI Mateus Barros explicou que o portal MEItools concentra 189 instrumentos de apoio à inovação nacionais e regionais. As oportunidades vão desde subvenções econômicas, linhas de crédito, até recursos não financeiros, como capacitações, eventos, apoio técnico como consultorias e mentorias, até infraestrutura e premiações. “Para identificar qual o instrumento mais adequado ao negócio, basta responder algumas perguntas no portal e a ferramenta sugere opções”, afirmou. É possível filtrar por modalidade de apoio, porte da empresa, entre outras variáveis.

Para o gerente de mobilização empresarial CNI, Alessandro Pansanato Rizzato, o fomento à inovação permite que as indústrias sejam mais receptivas ao risco e invistam em projetos de inovação que, com 100% de recursos próprios talvez não saíssem do papel. “Eles são instrumentos que trazem valor para as empresas”, avaliou.

Na avaliação de Paulo Puppin Zandonadi, coordenador de Startups Sebrae Nacional, a plataforma MEItools tem uso prático, ajudando a disseminar informação para quem realmente precisa. O gerente de Inovação do Sebrae/SC, Alexandre Souza, afirmou que 99,9% das micro e pequenas empresas nunca ouviram falar de subvenção, financiamento e plataformas que as ajudem no processo de inovação, mesmo em SC, em que o ecossistema de inovação é reconhecido nacionalmente.

MPMEs

O gerente de relacionamento da Presidência do BNDES, Arthur Pinto, explicou que, em 2023, as micro, pequenas e médias empresas foram responsáveis por 49% do montante financeiro apoiado pelo banco. Em número de operações, responderam por 97%, das 270 mil.

Rafael Wandrey, coordenador de mobilização empresarial da Embrapii, também destacou que o apoio a MPMEs é maioria no órgão, com 57% dos atendimentos.
Durante o evento, o analista do departamento regional Sul da Finep, Marco Bruno Manzolillo, destacou que a instituição apoia projetos de inovação em todas as suas etapas de maturidade, com instrumentos diferentes dependendo do nível.

A estratégia de ter soluções diferentes para cada etapa de maturação do negócio também é usada pelo SEBRAE/SC, segundo Alexandre Souza. O presidente da Fapesc destacou a importância de ter ferramentas de apoio à inovação em formatos distintos, de forma a responder às necessidades das empresas, instituições de ensino e pesquisa e profissionais.

Os participantes também puderam conhecer três casos de sucesso em projetos de inovação catarinenses.