Pular para o conteúdo principal

Indústrias de alimentos e bebidas destacam-se na migração para mercado livre

Segundo a CCEE, 1278 empresas catarinenses de todos os segmentos fizeram a mudança em 2024

Florianópolis, 15.04.25 - Em 2024, 1.278 empresas catarinenses optaram pelo mercado livre de energia. No Brasil, 26,8 mil empresas de todos os segmentos fizeram a adesão no ano passado, um volume recorde que supera em mais de três vezes os resultados de 2023. Entre os setores industriais, o de alimentos foi destaque, com 3,2 mil novas migrações, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O ramo de bebidas teve 167 novas unidades consumidoras no mercado livre de energia.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor de alimentos e bebidas detém a maior cadeia produtiva do Brasil, reunindo 41 mil empresas, responsáveis por 10,7% do PIB. Com as despesas com energia representando até 30% dos custos operacionais no setor de alimentos e bebidas, as buscas por soluções de eficiência energética têm incluído a adesão ao mercado livre.

Entre as indústrias de alimentos catarinenses, a Pamplona Alimentos foi uma das que fizeram a transição e firmaram parceria com a ENGIE para o uso de eletricidade de fontes renováveis em suas unidades industriais. “Nós entendemos que o cenário global passa por uma transformação importante quanto ao conceito energético e a indústria de alimentos possui enorme responsabilidade. As fontes renováveis precisam fazer parte da estratégia de crescimento das organizações e ser definida como uma prática necessária, frente aos desafios da sustentabilidade em nível global”, explica a presidente da Pamplona Alimentos, Irani Pamplona Peters.

No ramo de bebidas, a Kairós Cervejaria de Florianópolis, também fez a migração em parceria com a Engie. "A migração vai nos gerar uma economia significativa e, consequentemente, vai ajudar na redução dos custos operacionais, impactando positivamente no valor do produto", diz o sócio-fundador da Kairós Cervejaria, Claudio Ebert. 

Com informações da Engie.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn