Indústrias capacitam líderes para uma gestão mais sustentável

Pesquisa global mostra que executivos industriais precisam se qualificar para enfrentar desafios

Florianópolis, 23.9.2015 – Uma pesquisa global realizada pela consultoria Development Dimensions International, em parceria com a The Coference Board, mostra que indústrias com executivos mais qualificados e engajados têm nove vezes mais chances de ter resultados melhores que as demais. No entanto, apenas 16% dos líderes estão prontos para enfrentar desafios nos negócios. O levantamento ouviu 13 mil gestores de mais de 2 mil empresas em 48 países, entre eles o Brasil. Para melhorar este cenário, indústrias catarinenses têm investido na formação de suas lideranças.

Na Cativa Têxtil, 70 líderes que atuam nas unidades fabris de Apiúna, Pomerode, Rio dos Cedros e Mafra participam de um programa de capacitação de líderes promovido pela companhia em parceria com o SESI, entidade da FIESC. “Através do olhar voltado para o futuro a Cativa tomou a decisão de iniciar projetos de desenvolvimento de líderes. Para alcançarmos nossos objetivos, a médio e longo prazo, e para a sustentabilidade de negócio, não tivemos outra escolha a não ser investir em pessoas”, conta o diretor de gestão de pessoas da Cativa Têxtil, Marcelo Kamchen.

Para Kamchen, o principal desafio de um líder é compreender o negócio no qual está inserido para assegurar o crescimento da companhia. “É fundamental que ele tenha e desenvolva um conjunto de habilidades e competências para entregar resultados sustentáveis. Liderar relações dos indivíduos e capitanear as questões relacionadas a mudanças no ambiente de negócios são os grandes desafios”, afirma.

Em Blumenau, numa iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (SIMMMEB), executivos de diversas empresas foram capacitados. “Era necessário qualificar os líderes industriais para enfrentar os desafios que o momento econômico impõe as nossas indústrias”, comenta o secretário-executivo do SIMMMEB, Maurício Rossa. “Entendemos que a competitividade e o aumento da produção passam necessariamente por líderes que precisam estar cada vez mais preparados”, acrescenta. Participaram da capacitação executivos de pequenas, médias e grandes empresas que contaram com subsídio oferecido pelo sindicato.

Na Baterias Pioneiro, de Treze Tílias, o programa é desenvolvido desde 2014 e neste ano foi ampliado para beneficiar mais líderes. “Após a realização de coaching com a diretoria da empresa, observamos que os processos estão mais alinhados e que os gestores estão cada vez mais engajados em ter uma visão sistêmica sobre a organização. Estamos colhendo bons frutos, mas acredito que estamos somente no início do trabalho”, afirma Ágatha Mallmann, gerente de recursos humanos da empresa.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC