Florianópolis, 23.9.2015 – Uma pesquisa global realizada pela consultoria Development Dimensions International, em parceria com a The Coference Board, mostra que indústrias com executivos mais qualificados e engajados têm nove vezes mais chances de ter resultados melhores que as demais. No entanto, apenas 16% dos líderes estão prontos para enfrentar desafios nos negócios. O levantamento ouviu 13 mil gestores de mais de 2 mil empresas em 48 países, entre eles o Brasil. Para melhorar este cenário, indústrias catarinenses têm investido na formação de suas lideranças.
Na Cativa Têxtil, 70 líderes que atuam nas unidades fabris de Apiúna, Pomerode, Rio dos Cedros e Mafra participam de um programa de capacitação de líderes promovido pela companhia em parceria com o SESI, entidade da FIESC. “Através do olhar voltado para o futuro a Cativa tomou a decisão de iniciar projetos de desenvolvimento de líderes. Para alcançarmos nossos objetivos, a médio e longo prazo, e para a sustentabilidade de negócio, não tivemos outra escolha a não ser investir em pessoas”, conta o diretor de gestão de pessoas da Cativa Têxtil, Marcelo Kamchen.
Para Kamchen, o principal desafio de um líder é compreender o negócio no qual está inserido para assegurar o crescimento da companhia. “É fundamental que ele tenha e desenvolva um conjunto de habilidades e competências para entregar resultados sustentáveis. Liderar relações dos indivíduos e capitanear as questões relacionadas a mudanças no ambiente de negócios são os grandes desafios”, afirma.
Em Blumenau, numa iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (SIMMMEB), executivos de diversas empresas foram capacitados. “Era necessário qualificar os líderes industriais para enfrentar os desafios que o momento econômico impõe as nossas indústrias”, comenta o secretário-executivo do SIMMMEB, Maurício Rossa. “Entendemos que a competitividade e o aumento da produção passam necessariamente por líderes que precisam estar cada vez mais preparados”, acrescenta. Participaram da capacitação executivos de pequenas, médias e grandes empresas que contaram com subsídio oferecido pelo sindicato.
Na Baterias Pioneiro, de Treze Tílias, o programa é desenvolvido desde 2014 e neste ano foi ampliado para beneficiar mais líderes. “Após a realização de coaching com a diretoria da empresa, observamos que os processos estão mais alinhados e que os gestores estão cada vez mais engajados em ter uma visão sistêmica sobre a organização. Estamos colhendo bons frutos, mas acredito que estamos somente no início do trabalho”, afirma Ágatha Mallmann, gerente de recursos humanos da empresa.
Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br