Indústria da construção oferece qualificação gratuita do SENAI

Formação inicial é realizada em Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema; iniciativa do Sinduscon da região tem o apoio da Câmara da Indústria da Construção Civil da FIESC e faz parte das ações de atração e valorização do setor

Florianópolis, 31.10.2023 - Moradores do litoral norte que buscam oportunidade de se inserir no mercado de trabalho estão sendo capacitados gratuitamente pelo SENAI em Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema para atuar no setor da construção civil. A iniciativa, que é dos sindicatos das indústrias do setor nas regiões (Sinduscon), tem o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Fábio Luis Inthurn, presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, explica que o objetivo é qualificar profissionais para que eles tenham acesso às vagas disponíveis nos canteiros de obras. “Tivemos o apoio da Secretaria de Assistência Social que divulgou a oportunidade às famílias atendidas em programas da prefeitura e o balanço é positivo”, comenta. A iniciativa faz parte das ações de atração e valorização do setor que o Sinduscon e a FIESC conduzem. “Tem oportunidade para todos nos canteiros de obras, para quem não sabe nada, para mestres de obras, engenheiros, projetistas, além de formações gratuitas para pedreiro e servente”, destaca Inthurn.

Em Itajaí, a turma concluiu as aulas nesta terça-feira (31) e os 16 alunos, sendo 11 mulheres, receberam os certificados de conclusão do curso e iniciaram o contato com a área de recursos humanos (RH) das empresas madrinhas do projeto. São apoiadoras a Êxito Construtora, Clarus Construtora, CEG, Mussi e Lotisa Empreendimentos. “A iniciativa é de fundamental importância, pois a área da construção civil demanda profissionais qualificados. É dessa forma, com parcerias entre empresas, entidades e governo, que vamos oportunizar à população se qualificar e se inserir no mercado de trabalho”, comenta a secretária de Assistência Social de Itajaí, Neusa Geraldi.

Morando há pouco tempo em Itajaí, Marco Aurélio Lacerda, destaca que, a partir do que aprendeu no curso, pretende ingressar no mercado de trabalho da construção civil. Ele conta que as aulas foram bem práticas, instrutivas e com um resultado excelente, pois aprendeu a lidar com ferramentas que antes nem pesava em usar. Como voluntário, Marco Aurélio até já trabalhou como auxiliar de pedreiro e, a partir do curso, almeja alcançar outros cargos no setor. Com opinião semelhante, Francine da Silva explica que descobriu uma nova oportunidade de emprego. “O curso abre uma possibilidade de trabalho que nunca tinha pensado em ingressar”, disse ela.

O curso tem 32 horas e prepara o profissional para atuar de forma imediata como ajudante da construção civil. “O setor da construção civil emprega na região mais de 34,5 mil pessoas. Participar das formações gratuitas oferecidas pelo SENAI pode ser uma forma de se inserir no mercado de trabalho, pois as empresas madrinhas do programa buscam seus profissionais nestas turmas”, explica a gerente executiva do SESI e do SENAI na região, Silvana Meneghini.

Solução customizada

A formação é um programa setorial customizado e desenvolvido a partir de uma demanda apresentada à Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção Civil, da FIESC. “Com o propósito de contribuir com o setor, envolvemos o SENAI que criou currículos personalizados e focados na formação inicial para o canteiro de obras”, explica o presidente da Câmara, Marcos Bellicanta.

Em Balneário Camboriú as aulas são realizadas no SENAI (Rua Angelina 555, Bairro dos Municípios) às segundas e quartas e a turma é apadrinhada por construtoras associadas ao Sinduscon. Já em Itapema, as atividades ocorrem sempre às segundas e quintas, na Escola Bento Elói Garcia (Rua 402 B, 100, Morretes). São madrinhas das turmas as empresas Neoprime Empreendimentos e H Santos Empreendimentos.

Interessados em participar das próximas formações podem procurar o SENAI ou o Sinduscon mais próximo.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC