Florianópolis, 22.05.2025 – Inclusão não é apenas uma ideia. É ação, conexão e tecnologia aplicada à vida real. Esta foi uma das mensagens da segunda edição do Inclu_Tech, realizada nesta quinta (22), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.
Realizado por FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), o encontro reuniu pessoas com deficiência, indústrias, instituições, poder público e sociedade para debater ações, compartilhar experiências e apresentar tecnologias voltadas a um mundo mais inclusivo.
“Uma sociedade que convive com as diferenças em todas as suas formas, incluindo a diversidade de habilidades e experiências, é uma sociedade mais rica, mais criativa e mais inovadora”, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

➡️ VÍDEO: assista ao evento na íntegra; com áudio descrição
➡️ FOTOS: confira galeria com todas as imagens do Inclu_Tech
➡️ REEL: veja vídeo especial em nosso canal no Instagram
➡️ ACESSIBILIDADE: EVENTO APRESENTA TECNOLOGIAS INCLUSIVAS
Durante a tarde, foram apresentadas iniciativas concretas e inspiradoras que aliam inovação e colaboração. Um dos destaques foi o Gestolens, protótipo em desenvolvimento pelo SENAI/SC em parceria com o TJSC e o TRT-SC para ajudar na comunicação entre pessoas surdas e ouvintes.
A ferramenta, ainda em fase inicial, utiliza tecnologias avançadas para converter sinais em palavras e palavras em sinais, promovendo acessibilidade em tempo real. Saiba mais no vídeo.
➡️ FIESC LANÇA PLATAFORMA PARA PROMOVER INCLUSÃO
Outro destaque foi o lançamento do Inclu_Tech Hub, uma plataforma gratuita e colaborativa que reúne eventos, tecnologias e conteúdos voltados à inclusão. A proposta é conectar pessoas, empresas e soluções tecnológicas para disseminar conhecimento e promover um mundo mais acessível.
A plataforma oferece um mapa interativo com iniciativas inclusivas ao redor do mundo e uma biblioteca de inovações com artigos, estudos, vídeos, podcasts e casos de sucesso. Conta ainda com um calendário global de eventos e uma Central de Recursos, que oferece suporte técnico e normativo para desenvolvedores e empresas. Confira aqui.

➡️ EMPRESAS DE SINGAPURA E EUA MOSTRAM INOVAÇÕES
Também foram apresentadas tecnologias inclusivas do exterior. Soluções que, até pouco tempo, pareciam futuristas, e agora começam a fazer parte do presente.
A 7Sense, de Singapura, mostrou um sensor de tato para pessoas cegas. Veja como funciona no vídeo.
Já a XRai, dos Estados Unidos, exibiu óculos que convertem áudio em texto, auxiliando a comunicação de pessoas surdas. Detalhes no vídeo.
➡️ CONFIRA RESUMO DE OUTROS DESTAQUES DO ENCONTRO
➡️ Inclu_Tech Tour – mostrou tecnologias da FIESC relacionadas à inclusão, como o Portal de Inclusão (reúne oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência) e o metaverso (ambiente virtual com vídeos, exposições e experiências imersivas). O painel contou com a participação de José Eduardo Azevedo Fiates, diretor de Inovação e Competitividade da FIESC; Sheila Kurtz, líder do Programa Inclusão da FIESC; Diogo Bach, técnico judiciário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região; Ramon Candaten Garcia, profissional de Segurança da Informação da FIESC; e Rodrigo Lima, coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

***
➡️ Painel Experiências Exitosas e Trabalho – reuniu profissionais da FIESC, da Kfk Indústria e da Dígitro Tecnologia para compartilhar vivências de trabalho e vida pessoal no contexto da inclusão. O debate reuniu Francielle dos Santos, profissional da Gerência Executiva de Relações do Trabalho da FIESC; Allan Maurici, gerente industrial da KFK Indústria e Comércio de Confecções Ltda; Antônio Marcos Martins, executivo financeiro e de contratos da Dígitro Tecnologia S.A.; e Maria Antônia Amboni, gerente executiva de Relações do Trabalho da FIESC, que atuou como mediadora da conversa.

***
➡️ Apresentação Referências Nacional e Internacional – abordou tecnologias voltadas à inclusão, com a participação de Mario Aguilar, CEO da GLED International Education, e Alice Kuerten, do Instituto Guga Kuerten.

***
➡️ Palestra magna – foi conduzida por Augusto Piazza, auditor do Estado e idealizador do projeto Fora da Curva. Aos 23 anos, Piazza sofreu um acidente de carro que o deixou tetraplégico. Desde então, compartilha uma trajetória marcada por aprendizado e colaboração.

***
➡️ Painel Instituições – reuniu os presidentes do TJSC e TRT-SC, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, a procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, além de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e da FIESC, que discutiram ações de inclusão em seus respectivos contextos.

>>> O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, Paulo Roberto Eccel, elogiou o trabalho da FIESC com o portal da inclusão. “O portal é exemplo para o Brasil e um exemplo de engajamento da indústria de SC nesta causa. É um instrumento que é usado pelo Ministério do Trabalho como orientação para empresas que tem dificuldades em atender as cotas.”
>>> A procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho, Luciana Teles Gomes, disse que SC é destaque nacional no cumprimento das normas legais que estabelecem as cotas de trabalho para pessoas com deficiência. “Em SC, temos 688 empresas com a cota completa. Isso mostra que é possível, o que nos orgulha e anima.”
>>> O desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região, afirmou que participar do Inclu_Tech é um grande aprendizado, uma lição de vida. Ele salientou ainda que é necessário que as entidades atuem além do discurso, colocando a inclusão em prática. “No TRT-12, temos quatro magistrados, 82 servidores, quatro estagiários e quatro jovens aprendizes que são pessoas com deficiência. É importante que continuemos nessa luta, que é um exemplo para o Brasil.”
>>> O presidente do Tribunal de Justiça de SC, desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, destacou as iniciativas do TJSC para adaptar suas instalações e estruturas para atender as necessidades de pessoas com deficiência. “Ultrapassamos a ideia de que declarar direitos é suficiente. Não é, precisamos trabalhar para concretizar o direito. Para inclusão precisamos mobilizar todas as estruturas, trabalhar para isso.”
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas